domingo, 25 de setembro de 2016

PSICOMOTRICIDADE


ACESSE O LINK: 

https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMS0JsUVhEVXY1MU51RzQ5U1VLX2dtaENOSjRr/view?usp=sharing

DIA DE CHUVA

Os dias de chuva em muitas escolas tornam-se dias do "não fazer nada" nas aulas de educação física.
É nesta hora que o pingue-pongue entre a quadra e a sala de aula pode ser uma alternativa para tornar esses dias tristes, em ricos espaços de convivências e de fazer acontecer atividades de encontro, de alegria e de prazer.

VOLEIBOL DE PALAVRAS
O professor dividirá o quadro-negro, em duas partes iguais. A turma estará dividida em duas equipes. Cada equipe escolhe seis palavras trissílabas, que representarão seus jogadores, como no exemplo abaixo:


Após, "nomear" os jogadores, a equipe decidirá por quem iniciará a atividade. Um aluno vem ao quadro, pega uma sílaba de uma das palavras (Exemplo: Ia de cebola), e, logo após, pega uma sílaba da equipe número 1 (do de pescado) e forma uma palavra dissílaba (lado). Depois é a vez da equipe número 1, onde o aluno pega primeiro uma sílaba de suas palavras (bo de boneca), e depois uma sílaba de uma das palavras da outra equipe (Io de tijolo), formando a palavra bolo. Será vencedora a equipe que escrever o maior número de palavras dissílabas.

OBSERVAÇÃO: Uma regra importante é que a equipe tem que primeiro pegar uma sílaba de uma de suas palavras e depois uma sílaba de uma das palavras da outra equipe.
A sílaba escolhida não pode ser repetida em outra palavra.


JOGO DA PERSONALIDADE
Turma dividida em dois grupos com o mesmo número de componentes. Cada um escolherá uma pessoa famosa (uma personalidade), um grupo terá que adivinhar, através de perguntas, quem é essa pessoa. As perguntas têm que dar margem a apenas duas respostas (sim ou não), para se chegar à personalidade escolhida pelo grupo.
Sugestões de perguntas:
1) - É homem?
2) - É brasileiro?
3) - Está vivo?
4) - É cantor?
5) - É negro?
6) - É político?
7) - É atleta?
8) - É loura?
9) - Tem mais do que cinqüenta anos?
10) - É ator?


QUEM SOU EU?
Turma dividida em dois grupos (A e B). Cada um será representado por um aluno. Os grupos escolherão uma pessoa famosa (personalidade). Os alunos representantes se retiram do espaço da aula por alguns instantes. Os alunos do grupo A falam para o grupo B, e vice-versa, as pessoas escolhidas.

Após decidido por par ou ímpar, é chamado o aluno do grupo A, que está lá fora. Ele, ao sinal do professor, que está de posse de um cronômetro para marcar o tempo, terá que descobrir que personalidade representa através de perguntas para a sua equipe, que dêem margem a duas respostas (sim ou não), ou seja, ele é a personalidade escolhida pelo grupo, e depois é a vez do aluno do grupo B, que será a personalidade escolhida pelo grupo A.

Sugestões de perguntas:
1) - Eu sou homem?
2) - Eu sou branco?
3) - Eu sou jogador de futebol?
4) - Eu sou cantora?
5) - Eu sou político?
6) - Tenho cabelos pretos?
7) - Trabalho na televisão? 8)-Sou professor?
9) - Sou gordo?
10) - Estou vivo?


SER OU NÃO SER
O professor chama um aluno, que deverá olhar para todos na turma e escolher um colega. A turma deverá descobrir, ao final da atividade, o colega escolhido por esse aluno, através das respostas das seguintes interrogações feitas pelo grupo, um de cada vez.

Exemplo: um aluno pergunta:
Se esta pessoa fosse um carro, que carro ela seria ?
O aluno responde aos companheiros, o tipo de carro, baseado nas suas referências pessoais, sobre a leitura que faz do outro.
• Sugestões: uma marca, um supermercado, um animal, uma planta, super herói, um ator, uma comida.
Sugestões de perguntas:
1) - Se esta pessoa fosse uma marca, qual seria?
2) - Se esta pessoa fosse um supermercado, qual seria?

As interrogações sempre têm que ser feitas da seguinte maneira. Se esta pessoa fosse um (a)......., o que.......ela seria?
Após, o professor poderá fazer uma avaliação, e a turma pedir as devidas justificativas.


DESENHAR A PALAVRA
A turma dividida em dois grupos (A e B). Os grupos escolherão uma palavra qualquer. Após decidirem por par ou ímpar, os alunos do grupo B falarão a sua palavra para um aluno do grupo A, que irá ao quadro desenhá-la; seus colegas terão que descobrir qual é a palavra escolhida pelo grupo B. Depois é a vez do aluno do B desenhar a palavra do grupo A. O professor deve cronometrar o tempo.

PANTOMIMA DA PALAVRA
A mesma atividade anterior, sendo que se desenvolverá a partir da expressão corporal, ou seja, através da mímica, podendo-se apontar para objetos expostos na sala. Em hipótese alguma poderá ser feito uso da palavra falada.

VIAGEM AO MUNDO
O professor escreve no quadro-negro a seguinte frase: "EU VOU FAZER UMA VIAGEM AO REDOR DO MUNDO”

E convida seus alunos para fazerem parte desta excursão, lembrando que esta viagem pode ser por qualquer lugar do mundo (países, capitais, estados, municípios, bairros, vilas, e lugarejos). Começará pela Espanha, e perguntará aos alunos, um de cada vez, por onde deve continuar a viagem.

Ao aluno que não acertar, momentaneamente, lhe será dito que ele ainda não está viajando e passará a vez para o seguinte, até que todos descubram o segredo. Acertará o aluno que falar um lugar que comece com a letra u (Uruguai), depois com a letra v (Volta Redonda), depois com a letra o (Ouro Preto), após u (Uberaba), e assim até chegar à letra o, última letra da palavra mundo, que finaliza a frase acima. Os alunos terão que seguir as letras das palavras da frase que está escrita no quadro-negro.


O FEITIÇO VIRA CONTRA O FEITICEIRO
O professor não poderá falar, a princípio, o nome da atividade; deverá pedir que os alunos escolham um colega e solicitará, através de um bilhete, que ele faça uma atividade. Em um papel o aluno escreverá:
De: seu nome.

Para: nome do colega escolhido.

Gostaria de que: o colega escolhido imitasse um cantor famoso.
Após recolher todos os bilhetes, revelará o nome da atividade. Então, quem irá fazer a atividade não é o aluno escolhido e sim, quem a solicitou.


COMPARTIMENTOS DE UMA CASA
A turma será dividida em dois grupos que anotarão, em três minutos, o nome de dez objetos que existem em um compartimento de uma casa (os compartimentos devem ser sorteados para os grupos). Em seguida, cada grupo fará uma relação de dez itens, objetivando descobrir os itens escolhidos pelo outro grupo. Quem acertar mais itens será o vencedor.

OUTRAS PALAVRAS
A turma poderá ser dividida em vários grupos.
O professor coloca no quadro-negro uma palavra, contendo diversas letras, preferencialmente não repetidas.

Os grupos terão o tempo de três minutos para anotar em uma folha o maior número possível de palavras, com quatros letras no mínimo, usando como referência a palavra escrita anteriormente no quadro-negro.
O grupo vencedor será o que anotar o maior número de palavras.


NÚMEROS LIVRES
O professor coloca no quadro-negro números de 1 a 30. Cada aluno escolherá um número e o escreverá em um papel. O professor dirá um número, por exemplo, 21. Se algum aluno escolheu este número, deverá mostrar ao professor e terá o direito de falar o próximo número, digamos que ele fale 14. O aluno (ou alunos) que escolheu (escolheram) tal número, estará (estarão) livre (s). O último aluno será o perdedor.

RECEBIDO POR LUCIENE CERQUEIRA

APOSTILA ATIVIDADE RECREATIVA



RECEBIDO DE IGNIS LIMA
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMTjZYd181UmtUbE1oNEF0V0RwSWkxdHpaWkFR/view?usp=sharing

Provas Educação Física




Vôlei - Prova enviada pela minha amiga Sidina
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMNnNxX1ZDTkZxV0k4WHZNZklJNGlfRlJ5SFBV/view?usp=sharing

Envados pelo Arthur Paulo
6° ano
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMMFNvUnVGQVU3ZWdfVTU1NmhRbVJ1dnNTbVcw/view?usp=sharing
6° ano
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMelZRQ1VLUTJZcVdyc0w1V1pxU3FTb0I1ZTVz/view?usp=sharing
7° ano
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMcy03WmdEcDNWVzA0aUU5SlI5cUJIdVJncU04/view?usp=sharing
7° ano
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMMWlZMWt2RktaNVpQQUVMQ3c3a2plNll0Y0p3/view?usp=sharing
8° ano
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMWkZEWUNqV1d6M0NuX0dvcnFpeU1JU1NYTlVJ/view?usp=sharing
8° ano
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMeWJzaGpGSFlNcUM0RENQUzRhdVg5UlVxaWYw/view?usp=sharing

Por Heloisa
6° ano
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMeW12VkhqOEVOb1YzblpHZmMxSVl4aHh3R2FB/view?usp=sharing

7°ano

https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMZjNCeC1uMTFOeFAycjllaFJFMGdpRXhXM2tJ/view?usp=sharing

Provas Educação Física




Vôlei - Prova enviada pela minha amiga Sidina
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMNnNxX1ZDTkZxV0k4WHZNZklJNGlfRlJ5SFBV/view?usp=sharing

Envados pelo Arthur Paulo
6° ano
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMMFNvUnVGQVU3ZWdfVTU1NmhRbVJ1dnNTbVcw/view?usp=sharing
6° ano
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMelZRQ1VLUTJZcVdyc0w1V1pxU3FTb0I1ZTVz/view?usp=sharing
7° ano
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMcy03WmdEcDNWVzA0aUU5SlI5cUJIdVJncU04/view?usp=sharing
7° ano
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMMWlZMWt2RktaNVpQQUVMQ3c3a2plNll0Y0p3/view?usp=sharing
8° ano
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMWkZEWUNqV1d6M0NuX0dvcnFpeU1JU1NYTlVJ/view?usp=sharing
8° ano
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMeWJzaGpGSFlNcUM0RENQUzRhdVg5UlVxaWYw/view?usp=sharing

Por Heloisa
6° ano
https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMeW12VkhqOEVOb1YzblpHZmMxSVl4aHh3R2FB/view?usp=sharing

7°ano

https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMZjNCeC1uMTFOeFAycjllaFJFMGdpRXhXM2tJ/view?usp=sharing

AGENTES JOVENS


PROJETO TRANSFORMA

Na Escola Estadual Sebastião Pereira Machado em Piranguinho - Capital Nacional do Pé de Moleque, fui escolhida para ser a professora que ficará a frente desse projeto. Hoje conto com 15 alunos do 6° ano do ensino fundamental.
Confira um vídeo do nosso grito de guerra, feito em todas as aulas. Esta aula foi de Badminton um esporte Olímpico.


sábado, 24 de setembro de 2016

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSCA

AULA 1: AULA TEÓRICA
SÉRIE: 6° ANO

LEITURA DO TEXTO, 
EXPLICAÇÃO DO TEXTO;
GRIFAR PARTES IMPORTANTES DO TEXTO;
PASSAR UM VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE: FAZER UM RESUMO DO TEXTO
RESPONDER PERGUNTAS SOBRE O TEXTO.


Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.
A prática de atividades físico-desportivas foi  e continua a ser uma das constantes do comportamento humano. A manifestação cultural da atividade física produziu-se de formas diferentes, em função das necessidades sociais e dos objetivos estabelecidos em cada período histórico e civilização: assim, tem sido vista como atividade utilitária que possibilita a sobrevivência; como preparação para a guerra; como meio de invocação religiosa; como jogo ou atividade recreativa e de ócio ( descanso  de trabalho; folga. Lazer); como método de educação física para a saúde; ou então como desporto espetáculo e de competição. Hoje em dia, para poder entender o conceito de educação física é conveniente conhecer a influência que as distintas civilizações exerceram sobre ela ao longo dos séculos. Dependendo do seu objetivo, cada cultura estabeleceu um modelo de educação física diferenciado, que em muitas ocasiões ainda perdura.
 O valor da educação física na Grécia antiga
            Os gregos da Antiguidade conferiram ao exercício físico um papel de grande destaque nos vários âmbitos da vida social, como a educação, na qual a atividade física se complementava com a aquisição de conhecimentos, e a celebração das festas, nas quais os jogos atléticos helénicos - fundamentalmente os Jogos Olímpicos tiveram especial transcendência. Tanto através da leitura dos grandes clássicos da poesia e da filosofia (Homero, Píndaro, Platão, Aristóteles, etc.) como através dos achados arqueológicos é possível perceber a importância que tiveram a educação física e a prática do desporto numa das grandes civilizações do Mundo Antigo.
Decadência da educação física em Roma
Em Roma, tanto na época republicana como na imperial, quebrou-se o conceito integral da educação física, que se limitou a uma ginástica higiénica e de saúde em termas e palestras. A preparação física só fazia parte da instrução dos soldados a partir dos 14 anos. Cultivava-se o pragmatismo ( eficiência) e desejava-se a beleza, a técnica e o prazer desportivo. Ao contrário do que tinha sucedido na Grécia, no mundo romano primava o jovem como espectador dos grandes espetáculos do circo (Iudi) e do anfiteatro (munera), cada vez mais populares e numerosos. Desvinculados do carácter religioso que tiveram na civilização helénica, estes espectáculos adquiriram uma função política, sobretudo sob o Império. De facto, já no ano 105 a. C., durante a República, o Senado instituiu oficialmente o combate de gladiadores como espetáculo nacional. No cenário do anfiteatro os gladiadores profissionais enfrentavam-se entre si ou então contra as feras, embora também houvesse lutas entre animais. Tudo isto com uma crueldade extrema e com um final que normalmente significaria a morte de um dos combatentes. Existiam escolas de treino de gladiadores, que frequentemente eram presos ou escravos, mas também homens livres em busca de fama. Estas lutas terminaram no século IV d. C. com o Edicto de Milão. Entre o público romano, também tiveram grande continuidade as corridas de carros (sobretudo, as quadrigas, puxadas por quatro cavalos e conduzidas pelos aurigas) que se realizavam nos circos (como o Máximo, cuja etapa de esplendor se situa entre os séculos I a. C. e I d. C.), num percurso aproximado de quatro quilómetros.
1.
 
 Idade Média: a crise do exercício físico
 Uma vez desaparecida a ginástica higiénica, o único vislumbre de preparação física intensa durante o período medieval foi a levada a cabo pelo cavaleiro feudal, orientada para a guerra, torneios e justas (LUTA, COMBATE). A crise que a educação física atravessou durante o longo período que vai do século VI ao século XIV deve-se fundamentalmente ao espiritualismo imposto pela Igreja, que procurava prioritariamente a saúde (ou salvação) da alma, condenava o orgulho da vida terrena e menosprezava toda a atividade físico-desportiva. O fato de o cristianismo associar, em geral, a barbárie dos espetáculos romanos, onde os crentes tinham sido objeto de inúmeros sacrifícios sob o Império Romano, à atividade física de carácter lúdico influenciou de forma negativa a imagem do desporto. Assim, o atletismo, por exemplo, que tinha sido a base da educação física na Grécia antiga, praticamente desapareceu na Idade Média.

Por isso, como expoente quase único da educação física pode citar-se o treino que os jovens recebiam para se tornarem cavaleiros, depois de passarem, desde crianças, pelas categorias de pajem e escudeiro. Na sua preparação aprendiam esgrima, equitação, tiro, luta, natação e outras habilidades físicas. A concreção dos ideais de cavalaria tinha como marco as justas (confrontos entre dois cavaleiros) e torneios (verdadeiras batalhas que dois grupos de cavaleiros enfrentavam). Também adquiriram grande importância os jogos de bola, sobretudo a palma e a sou/e.

ATLETISMO - PESO E DISCO


TRABALHO AULA TEÓRICA

PARA OS ALUNOS DO 6° 1, 2, 3 IRÃO CONFECCIONAR O DISCO E O PESO. ESTUDAMOS OS JOGOS OLÍMPICOS E A HISTÓRIA DO ATLETISMO, AGORA OS ALUNOS ESTÃO CONFECCIONANDO O DISCO E O PESO PARA SER USADO NA AULA PRÁTICA.LOGO MAIS ESTAREI POSTANDO AS AULAS PRÁTICA.





ATLETISMO - DARDO

COMO CONSTRUIR UM DARDO

Recentemente, dei um trabalho para meus alunos do 6° ano 4 da escola estadual Sebastião Pereira Machado (SEPEMA), onde eles deverão confeccionar um dardo para usarmos em nossa aula prática.
Para introduzir esse aprendizado e usando as Olimpiadas Rio 2016, estudamos os JOGOS OLIMPICOS, e a HISTÓRIA DO ATLETISMO. 
MODALIDADE: DARDO.

Yoga - Baixe essa aula

 Quer fazer uma aula diferenciada? Baixe essa super aula de Yoga! Atividade enviada pela minha queria amiga do grupo do Whatsapp - Educação Física Escolar!




https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMRTExZ3RzbGpwSHlWSUFlTjJUdmVkZTltVU1z/view?usp=sharing

APOSTILA DO ENSINO MÉDIO



 Sabemos o quanto é dificil dar aulas no ensino médio, baixe essa apostila e terá conteúdos que poderão lhe ajudar em suas aulas!


https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMSmdwYzJEWWZrSVk/view?usp=sharing

JOGOS DE INVASÃO - DOWNLOAD

https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMTHZhSnloM0sta2M/view?usp=sharing

JOGOS PRÉ - DESPORTIVOS

Fut - Péga - Duplas: Os participantes devem formar duplas. É um péga - péga, onde a dupla de pegadores, terá uma bola e deve pegar outra dupla chutando a bola em cima do fugitivos. Será a nova dupla de pegadores em quem a bola encostar.


Vôlei Cego: Vôlei com uma lona pendurada na rede de forma que uma equipe não veja a outra.


Númerobol: Crianças sentadas paralelamente às linhas laterais da quadra formando uma fileira, divididas em 2 equipes de número de integrantes igual. Cada criança será numerada, na ordem da fileira, de "1" até "10" por exemplo. O mesmo para a outra equipe.No centro haverá uma bola e ao sinal do monitor, que gritará um número, por exemplo "7", as duas crianças - uma de cada equipe - que corresponderem ao número falado, devem sair da fileira e ambas tentarão marcar um gol ou fazer uma cesta, etc. E assim
por diante.Pode-se utilizar também panos e as crianças, com cabinhos de vassoura, devem tentar marcar um "gol" por entre as pernas de uma cadeira, por exemplo.

Material: Bolas.




QUEIMADA GIGANTE

 É uma queimada cada um por si. Quem vai sendo
queimado senta, e pode continuar queimando desde que sentado. O
vencedor é o último a ser queimado

domingo, 11 de setembro de 2016

BRINCAR?

https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMamhXYzM0SU9qLUk/view?usp=sharing

PROJETO ESPORTE E LAZER







https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMYmF6WElkOTExeWc/view?usp=sharing

PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA EM MOVIMENTO




https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMQ09iSGtHLW5HU1k/view?usp=sharing

AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA



Acesse o Link para ter um exemplo de Avaliação de EDUCAÇÃO FÍSICA PARA 6° ANO




https://drive.google.com/file/d/0Bw6eOMaEUIiMZzU4X0ZYMk04LXc/view?usp=sharing

BADMINTON

BADMINTON NA ESCOLA
TEMPO INTEGRAL
SÃO JOSE DO ALEGRE


Exercícios Aeróbicos
Imagine que você está se exercitando. Você está suando, respirando com dificuldade, seu coração está batendo acelerado, o sangue está correndo em suas veias e fornecendo oxigênio aos músculos para mantê-los em movimento, e você continua nessa atividade por mais de poucos minutos. Isso é um exercício aeróbico.
Qualquer atividade que você possa sustentar por mais de apenas poucos minutos, enquanto o seu coração, pulmões, músculos trabalham, é um exercício aeróbico. Aeróbico significa, literalmente, “com oxigênio”, e refere-se ao uso de oxigênio no processo da geração de energia dos músculos.
Exemplos de Exercícios Aeróbicos e Seus Benefícios
Os exercícios aeróbicos são procurados, entre outros motivos, principalmente por quem está em busca de perder peso. O ideal é encontrar um exercício que te dê prazer. Veja, a seguir, alguns exemplos de atividades bastante divertidas que irão te render momentos de descontração e irão te ajudar a conquistar a tão sonhada boa forma.
•Aero Jump: Trata-se de um exercício que consiste em realizar coreografias de músicas bastante agitadas em cima de uma cama elástica. Assim, os impactos são reduzidos e a atividade se torna mais divertida e prazerosa. Em uma aula de 50 minutos é possível perder cerca de 500 calorias, em média.
•Body Pump: Neste tipo de atividade são combinados o treinamento com pesos e músicas bastante animadas. O Body Pump auxilia na melhora da força muscular, postura, emagrecimento, diminuição da flacidez, etc. Para quem está começando, em uma hora de aula queimam-se cerca de 500 calorias.
•Caminhada: Um dos exercícios mais fáceis de serem praticados, pois pode ser realizado em qualquer lugar e por qualquer pessoa. O ideal é praticar a caminhada por, no mínimo, três vezes por semana durante 30 minutos. Dessa forma, você estará prevenindo a obesidade, doenças do coração, diabetes, etc.
•Hidroginástica: Um exercício praticado dentro d’água e, por isso, tem os impactos reduzidos praticamente em 100%. Uma pessoa pesada se sente leve dentro da água, o que facilita, e muito, a realização dos exercícios. Uma hora de aula pode chegar a queimar cerca de 500 calorias, em média.
•Natação: Um esporte aquático em que todo o corpo é movimentado e qualquer pessoa pode praticar. É uma atividade que gasta bastante energia, e, por isso, quem pratica precisa de uma alimentação especial. Durante uma hora de natação é possível queimar cerca de 500 calorias.
•Pular corda: Conhecida como brincadeira de criança, pular a corda é um exercício simples, mas que pode fazer você perder, durante uma hora, cerca de 700 calorias. Ao pular corda você irá trabalhar os músculos da perna, glúteo, costas, braço e ombros.

Outros exemplos de exercícios aeróbicos incluem spinning, step, trekking, etc. São atividades para todos os gostos, e não há desculpa para não se exercitar e ter uma vida saudável.

GRITO DE GUERRA
EQUIPE ROSA
GINCANA DO TEMPO INTEGRAL
CIDADE: SÃO JOSÉ DO ALEGRE

TEATRO
ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS
TEMPO INTEGRAL
SÃO JOSÉ DO ALEGRE

O EIXO ESPORTE E LAZER APOIANDO O EIXO PORTUGUÊS COM O TEATRO.
FICOU LINDO!






Alimentos Termogênicos
Quando se fala em alimentos termogênicos, a palavra nos parece familiar, entretanto, muitas vezes não sabemos exatamente do que se trata. Alimentos termogênicos são aqueles que podem ajudar a aumentar o metabolismo e a queima de calorias. O aumento da termogênese é um processo no qual o corpo queima calorias para utilizar os alimentos que você acabou de comer, convertendo-as em calor.
O seu corpo queima as calorias consumidas por meio das atividades realizadas no dia-a-dia e exercícios físicos, apenas uma pequena porcentagem, cerca de 10 %, de calorias é queimada por meio de uma dieta termogênica induzida. Conheça, a seguir, alguns exemplos de alimentos termogênicos que podem auxiliar a sua dieta e facilitar o emagrecimento.
Exemplos de Alimentos Termogênicos
Pimenta
Consumir especiarias, como a pimenta, aumenta a termogênese e pode potencialmente ter um efeito significativo na sensação de saciedade e oxidação de gordura. A capsaicina, substância que dá a pimenta de cheiro seu sabor picante, é considerada a responsável por aumentar a termogênese.
Do mesmo modo, a pimenta preta contém piperina, uma substância que também influencia a termogênese através estimular do sistema nervoso. Consumindo cerca de 3 gramas por dia pode-se acelerar o metabolismo em até 20%.
Chá Verde
O chá verde contém duas substâncias, cafeína e polifenóis, que também são apontados como responsáveis por estimularem a termogênese. As catequinas do chá verde podem aumentar a termogênese através da inibição de uma enzima em particular. Além disso, o chá colabora com o bom funcionamento do intestino. É aconselhável que se tome uma xícara cerca de 10 minutos antes das refeições.
Canela: Outro alimento que também pode acelerar o seu metabolismo é a canela, além disso, ela pode fortalecer o seu sistema imunológico. Ingerir canela no seu dia a dia é bastante fácil, ela pode ser adicionada ao leite, frutas, etc.
Água Gelada:Algumas pessoas recorrem à água gelada para acelerar o metabolismo, tomando de 8 a 10 copos por dia. Alguns afirmam que a ingestão da água gelada é capaz de queimar cerca de 200 calorias por dia.
Cuidados a Serem Tomados
Não se deve, de forma nenhuma, passar a ingerir apenas esse tipo de alimento. Eles podem ser incluídos a sua dieta, mas devem ser combinados com outros tipos, sem exagero. Afinal, precisamos de uma série de vitaminas que são encontradas em diversos alimentos. Uma dieta equilibrada é fundamental para emagrecer com saúde.

Por isso é tão importante ter o acompanhamento de um profissional, pois ele saberá exatamente como montar um programa alimentar de forma que os alimentos termogênicos auxiliem na perda de peso.
Adolescentes na academia

Hoje em dia é bem comum encontrar adolescentes na academia de ginástica, mas deve haver muita atenção, pois o excesso de exercícios pode causar problemas.

Nos dias atuais, pré-adolescentes e adolescentes frequentam, cada vez mais, academias na tentativa de ficar com o corpo perfeito. Mas a até que ponto isso é saudável?
É na adolescência que meninos e meninas estão formando sua identidade e seu corpo, por isso a grande preocupação com a aparência. Mas todo cuidado é pouco quando o assunto é perder peso ou definir os músculos, pois isso pode desencadear distúrbios alimentares como a bulimia, a anorexia e também a vigorexia, que ocorre quando o jovem, mesmo musculoso, se acha flácido e magro. Pesquisas realizadas pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo, com adolescentes entre 11 e 18 anos, mostraram que 47% deles já tinham feito algum tipo de dieta alimentar; e que 5% fizeram uso de diuréticos, laxantes ou indução de vômito, na tentativa de perder peso.
Como os jovens estão começando a frequentar as academias cada vez mais cedo, os pais devem estar alertas para o fato de que todos os exercícios na academia devem ser orientados por um profissional especializado, sempre lembrando os filhos para os perigos do excesso de exercícios, que podem provocar luxações, prejuízo no crescimento, falta de amadurecimento do músculo cardíaco, desequilíbrio hormonal decorrente da liberação errada de hormônios sexuais, perda de elasticidade dos nervos, dentre outros problemas no organismo. O Dr. Emerson Zanoni, ortopedista do Hospital VITA, em Curitiba, sugere que, “Jovens com menos de 16 anos devem fazer outros tipos de atividades físicas, como esportes, caminhadas ou natação". Outro ponto preocupante é que os adolescentes, principalmente os meninos, em busca de músculos perfeitos, acabam fazendo uso de anabolizantes, o que pode trazer sérias consequências ao organismo.
Ainda que especialistas recomendem aos adolescentes esportes como vôlei, futebol e natação, em alguns casos a musculação pode ser vantajosa, mas, claro, com a orientação de um especialista.


 Por: Paula Louredo
 Graduada em Biologia

FONTE:  http://educador.brasilescola.com/comportamento/adolescentes-na-academia.htm

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