domingo, 16 de outubro de 2016

FESTIVAL DE QUEIMADA

JUSTIFICATIVA
Jogar queimada nas aulas de educação física vai fazer com que o professor trabalhe o aluno por inteiro. Isso quer dizer: uma educação que contemple os aspectos físicos (motor) e também os aspectos cognitivo, social e emocional. Devemos garantir o todo do indivíduo nas aulas de Educação Física e a queimada é um jogo que traz consigo todos os aspectos motores e psico-social do aluno além de ser um jogo prazeroso onde todos têm a oportunidade de vivenciá-lo (HELOISA CLEMENTE)
OBJETIVOS GERAIS:
Apresentar aos escolares as diversas variações do jogo de queimada. (ASSIS AZEVEDO)

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·         Reconhecer a Queimada como manifestação cultural dos jogos populares;
·         Conhecer diversas formas de jogar queimada, possibilitando a reflexão na flexibilidade e adaptação nas regras;
·         Identificar o jogo como interação social e suas regras como mediação de conflitos.
(JANE MARIA GOMES GUIMARÃES)

METODOLOGIA:

MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
·         APRESENTAR O PROJETO PARA OS ALUNOS.
·         FAZER UMA PESQUISA SOBRE OS DIVERSOS TIPOS DE QUEIMADA
·         TRABALHO SOBRE A ORIGEM DA QUEIMADA.
PRÁTICA: QUEIMADA TRADICIONAL.
·         QUEIMADA AMERICANA OU 3 LADOS (CINTIA CASTRO)
·         QUEIMADA DUAS BOLAS (DANILO PENELUC)
·         QUEIMADA REI E RAINHA (HELOISA CLEMENTE)
·         QUEIMDA CASTELO (HELOISA CLEMENTE)








TEORICA:
·         TRABALHO: PEDIR PARA OS ALUNOS CRIAREM SUAS QUEIMADAS. COM REGRAS E COMO JOGAR.
PRÁTICA: NO MOMENTO DO AQUECIMENTO CADA EQUIPE IRA APRESENTAR SUA QUEIMADA. (HELOISA CLEMENTE)
TEORICA: FAZER AS INCRIÇÕES PARA O FESTIVAL DE QUEIMADA. ESTABELECER COM OS ALUNOS QUAIS QUEIMADAS IRÁ PARA O FESTIVAL.
ESTABELECER AS REGRAS DO FESTIVAL DE QUEIMADAS (UNIFORME, TEMPO, QUANTIDADES DE PARTICIPANTES, ETC)
PRATÍCA: NO AQUECIMENTO CONTINUAR COM AS QUEIMADAS ESCDOLHIDAS (HELOISA CLEMENTE)
PREPARAR A ESCOLA PARA FESTIVAL. FAZER CONVITES PARA OS PAIS.
ESCOLHER JUNTAMENTE COM ESCOLA UMA DATA PARA O FESTIVAL E AS PREMIAÇÕES.
(HELOISA CLEMENTE)

AVALIAÇÃO:

·         AVALIAR OS ALUNOS COM RELAÇÃO A:
·          PARTICIPAÇÃO;
·         INTERESSE;
·         VALORES APLICADOS AOS JOGOS (RESPEITO, UNIÃO, AMIZADE)
·         REGRAS DO JOGO. (HELOISA CLEMENTE)

QUEIMADA TRADICIONAL:
AREA DE JOGO (PARA TODAS AS QUEIMADAS)






1° MOMENTO: ESCOLHA DE DOIS TIMES
2° MOMENTO: CADA EQUIPE ESCOLHE SEU “MORTO”
3° MOMENTO: TIRA-SE NO PAR OU ÍMPAR QUEM FICARÁ COM A BOLA
4° MOMENTO: INICIA-SE O JOGO
REGRAS:
·         NÃO PODE PASSAR A LINHA DO MEIO DE CAMPO E NEM DA ÁREA DO MORTO PARA QUEIMAR;
·         TODAS AS PARTES DO CORPO QUEIMA,
·         SOMENTE QUEIMA UM ALUNO POR VEZ;
·         O MORTO NÃO QUEIMA;
·         A PRIMEIRA BOLA DO QUEIMADO NÃO QUEIMA, DEPOIS PODERÁ QUEIMAR;
·         SOMENTE PODERÁ QUEIMAR NA ÁREA DO MORTO.
QUEIMADA 3 CANTOS OU AMERICANA
·         Caixa de texto: QUEIMADOSEGUE-SE A MESMA REGRAS, PORÉM OS QUEIMADOS PODERÃO JOGAR NOS CANTOS DA QUADRA.
Caixa de texto: QUEIMADO 










QUEIMADA CASTELO
·         SEGUE-SE AS REGRAS DA QUEIMADA TRADICIONAL MAIS A QUEIMADA 3 CANTOS.
·         CADA EQUIPE IRÁ ESCOLHER 3 PERSONAGENS:
·         REI OU RAINHA (SE FOR QUEIMADO A EQUIPE QUE QUEIMOU SE TORNA VENCEDORA)
·         BOBO DA CORTE ( NÃO PODE QUEIMAR, E NÃO PODE SER QUEIMADO)
·         ANJO (GUARDA O SEGREDO – NOME DO REI OU DA RAINHA. SE QUEIMADO DEVERÁ CONTAR PARA A OUTRA EQUIPE O SEGREDO E FICARÁ COMO INTRUSO NA OUTRA EQUIPE, PODENDO QUEIMAR DE DENTRO DA QUADRA ADVERSÁRIA. APÓS PEGAR A BOLA PODERÁ DAR 3 PASSOS COM A BOLA, PODERÁ TENTAR QUEIMAR OU PASSAR A BOLA PARA SUA EQUIPE.
QUEIMADA REI OU RAINHA
·         SEGUE-SE A REGRA DA QUEIMADA CASTELO, PORÉM SOMENTE COM OS PERSONAGENS REI E RAINHA. SE O REI OU A RAINHA FOR QUEIMADO ACABA O JOGO.
QUEIMADA DUAS BOLAS
·         SEGUE-SE AS REGRAS DA QUEIMADA TRADICIONAL;
·         PORÉM CADA EQUIPE FICARÁ COM UMA BOLA;
·         NO DECORRER DO JOGO PODERÁ UMA EQUIPE FICAR COM AS DUAS.
·         UMA SUGESTÃO É COLOCAR A REGRA DA QUEIMADA 3 CANTOS TAMBÉM.

Em anexo mais algumas sugestões de queimada



MINHA METODOLOGIA USADA FOI:
FIZEMOS O SORTEIO DAS EQUIPES;
CONVERSA PARA PLANEJAR E MONTAR ESTRATÉGIAS
ESCOLHIDO O DIA JUNTO COM A SUPERVISÃO DA ESCOLA
CONVIDEI O PROFESSOR LUCAS PARA AJUDAR-ME NA ARBITRAGEM
CONSTRUÇÃO DAS REGRAS COM OS AGENTES JOVENS
O GRANDE DIA
FOI MONTADO A TABELA DOS JOGOS
CADA EQUIPE TEVE 10MIN PARA QUEIMAR E COM INTERVALO DE 5 MINUTOS DE UM TEMPO PARA O OUTRO.
PARTICIPARAM OS 4 SEXTOS ANOS QUE LECIONO. CADA SALA DEU 2 TIMES. FORAM 8 EQUIPES PARTICIPANTES! FOI UM SUCESSO!

HISTÓRIA EM QUADRINHO OLIMPIADAS


LINDA HISTÓRIA EM QUADRINHO PARA SEUS ALUNOS! 
#JOGOSOLIMPICOS
















sexta-feira, 14 de outubro de 2016

PROJETO TECNOLOGIA E CIÊNCIA

O projeto a ser enviado não está muito bem escrito mas podemos extrair alguma coisa caso interesse alguém fazer o trabalho.
O projeto tem como objetivo conscientizar as pessoas que mesmo na correria do dia dia é possível manter o corpo saudável utilizando alguns aplicativos de celular.
Segue o nome de alguns aplicativos:
7 minutos
Atividade Física para mulheres em casa
Fitdance/ Zumbafitnees
Dieta e Saúde
Monitor cardíaco exclusivo
Exercícios em casa
Jetfit
Sworkit Personal Trainer
 Tecnonutri
Nike+running
Dicas de alimentação
Fitapp


ESSE PROJETO FOI ENVIADO POR UMA PROFESSORA AO NOSSO GRUPO DE EMAILS EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR

OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos oportunidades de reflexão e ações mais realistas de maneira que eles possam entender a importância do conhecimento produzido além da sala de aula ou/e além dos livros didáticos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

·         Conhecer as ferramentas que podem ser utilizadas através do celular para a ·         Desenvolver o afetivo;
·         Desenvolver o cognitivo;
·         Aprender a respeitar a individualidade e os limites do outro;
·         Despertar o gosto pela prática de atividade física com responsabilidade tomando os devidos cuidados.
·         Desenvolver habilidades corporais
·         Destacar a importância da prática da atividade física regularmente e seus benefícios á saúde.
Conscientizar sobre os riscos da prática de atividades físicas sem orientação.promoção de saúde;
·         Conscientizar sobre os riscos do desenvolvimento de doenças causadas pelo sedentarismo;
·         Trabalhar conteúdos de forma lúdica
·         Fazer com que os alunos se socializem com a divisão em grupos.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Sábados Letivos visa possibilitar aos envolvidos a oportunidade produzir conhecimento de um modo mais prático, explorando o lúdico, buscando estratégias inovadoras e estimulando a capacidade de reflexão enquanto educadores e educandos.
 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Atualmente os avanços da tecnologia tem proporcionado o aumento do sedentarismo na sociedade. Carros cada vez mais confortáveis, celulares de ultima geração, o aumento do uso de botões que acionam algum mecanismo eletrônico antes utilizado com o esforço físico, tem contribuído para o aumento de doenças crônicas, segundo pesquisadores.
De acordo o site Boa Saúde esses tipos de avanços tecnológicos levaram ao aumento dos níveis de inatividade e contribuíram para essas taxas crescentes de doença cardíaca, diabetes e alguns tipos de câncer.
Diante dos riscos de desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas, a tecnologia volta-se para a contribuição da saúde já que a nova era está ligada a facilidade e praticidade. Através de aplicativos que ajudam o indivíduo a se tornar ativo fisicamente seja no trabalho, em casa e até durante as viagens a tecnologia tenta suprir a falta de tempo que acaba interferindo nessa rotina de vida saudável.
O site em.com.br afirma que praticar atividade física por meios de aplicativos de smartphones e tablets facilita a vida das pessoas que não tem tempo ou tem preguiça de frequentar uma academia.
O site Meu porto seguro afirma que com aplicativos simples é possível controlar melhor a dieta, ingerir líquidos durante o dia e consultar receitas saudáveis para inserir no cardápio além de contar com sugestões de exercícios onde o mesmo aplicativo controla o seu tempo de prática.
No mundo em que estamos inseridos é bastante relevante salientar que a nova geração esta crescendo em um ambiente cada vez mais propicio ao uso de controles remotos e menos atividades braçais. Por isso deve-se conscientizar que independente da circunstância que nos encontramos o corpo jamais será saudável sem uma alimentação balanceada, hidratação e claro, atividade física.



5 METODOLOGIA

O trabalho será realizado na sala com ajuda de celular ou tablete onde os alunos irão utilizar aplicativos relacionados a atividade física e saúde de acordo com a escolha dos alunos monitorados pela professora.  
Será feita a pesquisa dos aplicativos a serem trabalhados e em seguida a turma se dividirá em 6 grupos. Cada uma irá ficar responsável em explorar o aplicativo escolhido.
Os grupos irão apresentar seus aplicativos, como funcionam e suas finalidades fazendo simulações  e atividades práticas.
Depois serão analisadas as apresentações e segundo o desempenho de cada grupo, iremos fazer os reajustes para as apresentações da culminância.
Os grupos irão reapresentar seus trabalhos já com a estrutura determinada para a apresentação geral como um ensaio final.
Após a simulação das apresentações será feito levantamento de dados das pesquisas realizadas em relação aos aplicativos. A construção dos banners e painéis e organização dos stands.
O encerramento será realizado com a apresentação dos aplicativos ao público.

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails