quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

EDUCAÇÃO FÍSICA


A Educação Física é um componente importante na construção da cidadania, na medida em que seu objeto de estudo é a produção cultural da sociedade, da qual os cidadãos têm o direito de se apropriar. Neste sentido, entende-se a Educação Física como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento e a Educação Física escolar como uma área/disciplina que introduz e integra o aluno nesta área da cultura, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.

A Educação Física escolar deve considerar a diversidade como um princípio que se aplica à construção dos processos de ensino e aprendizagem e orienta a escolha de objetivos e conteúdos, visando a ampliar as relações entre os conhecimentos da cultura corporal de movimento e os sujeitos da aprendizagem. Busca-se legitimar as diversas possibilidades de aprendizagem que se estabelecem com a consideração das dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos.

WEBGRAFIA:

http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2001/edf/edf0.htm

ATLETISMO


O QUE É ATLETISMO?

O atletismo é a forma organizada mais antiga de esporte e vem-se celebrando há mil anos. O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.

Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas. Algumas competições como, por exemplo a maratona, são realizadas em vias públicas.







CORRIDA:

As corridas são, em certo sentido, as formas de expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu. Embora exista algo de estratégia e uma técnica implícita, a corrida é uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento físico do atleta.
As corridas dividem-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido), que nas competições oficiais vão até os 400
metros inclusive; média distância ou de meio fundo (800 metros e 1500 metros); e longa distância ou de fundo (3000 metros ou mais, chegando até às ultra maratonas de 100 quilômetros). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos (barreiras) colocados no percurso.

LANÇAMENTOS:

As disciplinas oficiais de lançamento envolvem o arremesso do peso,o lançamento de martelo, o lançamento de disco e dardo.

SALTO EM DISTÂNCIA:

As provas de salto podem ser dividas em provas de salto vertical e de salto horizontal. Dentre as provas de salto vertical, temos o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal envolvem o salto em distância e o salto triplo


WEBGRAFIA:














sábado, 21 de fevereiro de 2009

FOGUETINHO - ARCO -ÍRIS

NA CIDADE DE SALVADOR NA BAHIA ESSE BRINQUEDO É MAIS CONHECIDO COMO BARANGANDÃO, ONDE AS CRIANÇAS BRINCAM DE MUITAS MANEIRAS. AQUI EM MINAS GERAIS ESSE BRINQUEDO É MAIS CONHECIDO COM BERIMBAU


MATERIAL:
PAPEL CREPOM;
JORNAL;
BARBANTE.

COMO FAZER:
  1. DOBRE UMA FOLHA DE JORNAL FAZENDO COM ELA FIQUE PARECENDO UMA TIRA;
  2. DOBRE ESSA FOLHA AO MEIO;
  3. CORTE ALGUMAS TIRAS DO PAPEL CREPOM E COLOQUE NO MEIO DA TIRA DE JORNAL;
  4. ENROLE A TIRA DE JORNAL SOBRE AS TIRAS COLADAS DE PAPEL CREPOM, FORMANDO UM PEQUENO CANUDO.
  5. AMARRE O CANUDO UTILIZANDO UM PEDAÇO DE BARBANTE.

OS ALUNOS DERAM VÁRIAS SUGESTÕES DE COMO FAZER:

A SUGESTÃO DELES FOI DE SER FEITO COM SACOLINHA PLÁSTICA;

DE MONTAR UMA COREOGRAFIA COM ELE;

DE AO INVÉS DE GIRAR PODER JOGAR E PARA ISSO TEM QUE SER DE TAMANHO BEM MAIOR O BANBANTE.

REFERENCIA: CADERNO PEDAGÓGICO 02, FUTEBOL, PETECA, CAPOEIRA, DANÇA E BRINQUEDOS - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - GOVERNO DE MINAS GERAIS.





Queimada








O trabalho realizado foi realizado no Colégio Evolução da cidade de Piranguinho/MG.




Mas em todas as escolas onde estou dando aula, sempre procura trabalhar com os meus alunos jogos que façam trabalhar em equipe e que consigam um melhor entendimento entre si.




A queimada é um jogo que alem de trabalhar várias atividades motoras, trabalha o companheirismo, o jogo limpo, entre outros.




O primeiro dia de aula:




pergunto aos alunos - quais os tipos de queimada que conhecem?




após a resposta deles, passo as queimadas que conheço e logo vamos praticar as queimadas que conhecem e as novas queimadas que vou passar.




Segundo dia de Aula: Juntamente com os alunos formamos as regras da queimada, como: Qnts participantes? Pode pisar na linha pra queimar? Se não o que acontece? Tem que haver o morto? entre outras perguntas.




Terceira Aula: chego com uma grande surpresa!!!! Irei montar com eles um campeonato, onde deverá ter ficha de inscrição, uniforme, capitão,etc...




O campeonato é um sucesso!!!!!!




os alunos adoram!!!!














sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009





FICHA INFORMATIVA E PESSOAL DO ALUNO/2009

Nome do Aluno:_________________________________________ Data Nasc ____/____/______
Nome do pai:____________________________________________________________________
Profissão:_______________________________________________________________________ Nome da Mãe:___________________ ________________________________________________
Profissão________________________________________________________________________
Endereço________________________________________________________________nº_______
Complemento (bloco/aptº, etc)________________________________ bairro _________________
Cidade:_______________________________________________ CEP.:_____________________
Telefone resid._______________________Recados______________ trabalho da mãe___________
Cel.:_________________ trabalho pai:____________________ cel. Pai ______________________
Escola de origem_______________________________________________________________­­___
Possui convênio médico? ( ) sim ( ) não Qual?_________________________________________
Já fez alguma cirurgia? ( ) sim ( ) não Qual? ____________________________________________
Está fazendo algum tratamento de saúde? ( ) sim ( ) não qual? ______________________________
O aluno tem algum tipo de alergia? ( ) sim ( ) não Qual? __________________________________
Faz uso de medicamento diariamente ( ) sim ( ) não Qual? _________________________________
Em caso de acidente e/ou emergência na aula, quem devemos procurar? Nome:_______________
Endereço:_____________________________________________ Telefone:___________________
Além das aulas de Educação Física seu filho pratica outro tipo de Esporte? Qual?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Peso do Aluno: ____________________
Altura do Aluno:___________________
IMC: ____________________________
OBSERVAÇÃO







PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: HELOISA CLEMENTE

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails