terça-feira, 20 de julho de 2010

quarta-feira, 14 de julho de 2010

terça-feira, 6 de julho de 2010

MAIS E MAIS

TRÊS EM COOPERAÇÃO

TEMPO APROXIMADO: 10 MINUTOS
MATERIAL: UMA BOLA
DIFICULDADE: ALTA


  • UM PARTICIPANTE COMEÇARÁ A BRINCADEIRA E OS DEMAIS SE COLOCARÃO AO SEU REDOR EM DUPLAS FORMANDO DOIS CIRCULOS, VOLTADOS PARA O CENTRO.
  • O PARTICIPANTE DO CENTRO PASSA A BOLA PARA QUALQUER UM DO CIRCULO DE DENTRO. DEPOIS ELE CORRE PAR SE COLOCAR ATRÁS DE UM PARTICIPANTE DO CIRCULO DE FORA.
  • QUANDO O PARTICIPANTE DO CENTRO FICA ATRÁS DE UMA DUPLA, AQUELE QUE SE ENCONTRA NO CIRCULO DE DENTRO CEDE SEU LUGAR AO QUE ESTAVA NO CIRCULO DE FORA E CORRE AO CENTRO PARA RECEBER UM NOVO PASSE.
  • QUEM RECEBEU A BOLA DEVE PASSÁ-LA AO QUE ESTÁ AS SUAS COSTAS PARA QUE ESTE A PASSE AO NOVO PARTICIPANTE DO CENTRO E SE REPITA O PROCESSO.

REFERÊNCIA: JOGOS PARA TODO ANO. PAG. 30

MAIS...MAIS

BOLA NA PAREDE


TEMP APROXIMADA: 10 MINUTOS
PARTICIPANTES: 3 OU MAIS
MATERIAL: UMA BOLA E UMA PAREDE
DIFICULDADE: MÉDIA

  • OS PARTICIPANTES FICAM EM FILA INDIANA DIANTE DA PAREDE. O PRIMEIRO DA FILA SEGURA A BOLA COM AS MÃOS.
  • ENTÃO, ELE JOGA A BOLA CONTRA A PAREDE. QUANDO ELA BATER NA PAREDE E CAIR NO CHÃO, QUEM A JOGOU DEVE SALTAR SOBRE ELA.
  • DEPOIS DE SALTAR SOBRE A BOLA ELE CORRE E FICA NO FIM DA FILA. ENQUANTO ISSO, O PARTICIPANTE SEGUINTE REPETE A MESMA AÇÃO COM A BOLA.
  • O PRIMEIRO MOVIMENTO VAI SE REPETINDO ATÉ QUE ALGUÉM FALHE. NORMALMENTE, CONTAM-SE EM VOLZ ALTA OS SALTOS PARA VER ATÉ ONDE SE CHEGA.


REFERÊNCIA: JOGOS PARA TODO ANO. PAG. 20







MAIS....

MEU TESOURO
TEMPO APROXIMADO: 5 MINUTOS
PARTICIPANTES: 3 OU MAIS
MATERIAL: CORDA, OBJETO PEQUENO (BOLA DE TENIS, PEDRA, ETC)
DIFICULDADE: MÉDIA

  • ATA-SE OS DOIS EXTREMOS DA CORDA COM UM NÓ PARA TORMAR UMA CIRCUNFERENCIA. OS PARTICIPANTES AGARRAM-SE COM UMA MÃO A CORDA DEIXANDO A MESMA DISTÂNCIA ENTRE ELES.
  • A UM METRO E MEIO DE DISTANCIA DIANTE DE CADA PARTICIPANTES, É POSTO O OBJETO QUE LHE CORRESPONDEU E QUE ELE DEVERÁ TENTAR RECOLHER.
  • DADO O SINAL, CADA PARTICIPANTE ESTICARÁ A CORDA PARA SER O PRIMEIRO A CONSEGUIR PEGAR SEU OBJETO SEM SE SOLTAR DA CORDA.
  • QUANDO UM PARTICIPANTE CONSEGUE PEGAR SEU OBJETO, PARA DE PUXAR A CORDA, FICANDO QUIETO EM SEU LUGAR. A BRINCADEIRA TERMINA QUANDO TODOS PEGAREM SEUS RESPECTIVOS OBJETOS.

REFERÊNCIA: JOGOS PARA TODO ANO. PAG. 22



BRINCADEIRAS

O GAFANHOTO E A RÃ

TEMPO APROXIMADO: 10 MINUTOS
PARTICIPANTES: 7 OU MAIS
MATERIAL: GIZ
DIFICULDADE: MÉDIA

  • COM O GIZ, FAÇA UM CIRCULO NO SOLO DE MODO QUE OS PARTICIPANTES CAIBAM NELE COM SOBRA DE ESPAÇO.
  • É SORTEADO UM PARTICIPANTE PARA QUE SEJA A RÃ. OS DEMAIS SERÃO OS GAFANHOTOS, QUE TERÃO QUE FUGIR DELA.
  • AGACHADA, A RÃ PERSEGUE OS GAFANHOTOS QUE FOGEM SALTANDO AO ESTILO ‘SACI-PERERÊ’.
  • CADA GAFANHOTO PRESO SE TORNA RÃ AJUDANDO A PRENDER OS OUTROS GAFANHOTOS. A ATIVIDADE SE ENCERRA QUANDO JÁ HÁ MAIS GAFANHOTOS.

REFERÊNCIA: JOGOS PARA TODO ANO. PAG. 14


BRINCADEIRA

BRIGA DE GALO


Escolhe-se uma dupla, pede-se para se colocarem um de frente para o outro, nisto coloca-se nas costas dos dois participantes nomes de animais. Exemplo: GALO e GALINHA, VACA e BOI etc... mas sem que os participantes vejam. Depois inicia-se o jogo, quem descobrir o que está escrito nas costas do companheiro primeiro, ganha!!!


FONTE:http://grupoadventury.br.tripod.com/Materiais/Brincadeiras/Briga_de_Galo.htm



Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails