EDUCAÇÃO FÍSICA
A vida é movimento, e o gesto humano é uma das primeiras manifestações de expressão e, por conseguinte, de comunicação entre o ser e o meio em que ele vive. Manter o corpo ativo estimula e desenvolve as suas funções psíquicas. Daí a razão de ser da educação do corpo como instrumento e como fator de equilíbrio geral do organismo.
Buscando uma compreensão que melhor contemple a complexidade da questão – O que é Educação Fisica? – a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) adotou a distinção entre organismo – um sistema estritamente fisiológico – e corpo – que se relaciona dentro de um contexto sociocultural – e aborda os conteúdos da Educação Física como expressão de produções culturais. Portanto, a presente proposta entende EDUCAÇÃO FÍSICA como uma cultura corporal.
A educação física é importante, pois possibilita aos alunos, desde de cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais como jogos, esportes, lutas, ginásticas, danças e um mais novo conteúdo, a teoria que é de vital importância, pois proporciona aos alunos trabalhar temas interessantes e que são importantes para eles.
Para boa parte dos alunos, a lembranças das aulas de Educação Física é marcante: para alguns, uma experiência prazerosa, de sucesso, de muitas vitórias; para outros, uma memória amarga, de sensação de incompetência, de falta de jeito, de medo de errar...
A Educação Física escolar traz uma proposta que procura democratizar humanizar, diversificar, buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos.
Referência bibliográfica: Educação física no cotidiano escolar. Solange Valadares; Rogério Araújo. Editora: Fapi Ltda. Volume: 4
Professora: Heloisa Clemente
SUGESTÃO DE TEXTO PARA AULAS TEÓRICAS
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