sexta-feira, 28 de outubro de 2011

APOSTILA DE PLANO DE AULA ENSINO FUNDAMENTAL I

AMIGOS BLOGUEIROS(AS)

MONTEI UMA APOSTILA DE PLANOS DE AULA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE 1° AO 5° ANO, CONTENDO:

  • 25 PLANOS DE AULA (CADA PLANO COM 1 AULA DE 50 MIN.)
  • SUGESTÕES DE ALONGAMENTO COM ILUSTRAÇÕES.
O VALOR É R$ 15,00 REAIS E POR MAIS R$ 10,00 REAIS LEVA MAIS 4 PLANOS PARA A OFICINA DE BRINQUEDOS.
  • 1 PLANO PARA CADA ESPORTE (INICIAÇÃO ESPORTIVA PARA 4° E 5° ANO - VÔLEI, FUTSAL, BASQUETE, HANDEBOL E ATLETISMO) POR R$ 15,00.

OS INTERESSADOS ENVIAR O EMAIL PARA: lofucha@gmail.com ou deixar um comentário nesta postagem.

domingo, 16 de outubro de 2011

As Crianças Aprendem o que Vivem
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Se as crianças vivem em meio a críticas,
aprenderão a condenar.
Se as crianças vivem em meio à hostilidade,
aprenderão a brigar.
Se as crianças vivem sendo ridicularizadas,
irão se tornar tímidas.
Se as crianças vivem com vergonha,
aprenderão o sentimento de culpa.
Se as crianças vivem onde há incentivo,
aprenderão a confiança.
Se as crianças vivem onde ocorre a tolerância,
aprenderão a paciência.
Se as crianças vivem onde há elogios,
aprenderão a apreciação.
Se as crianças vivem onde há aceitação,
aprenderão a amar.
Se as crianças vivem onde há aprovação,
aprenderão a gostar de si mesmos.
Se as crianças vivem onde há honestidade,
aprenderão a veracidade.
Se as crianças vivem com segurança,
aprenderão a crer em si mesmas e naqueles que as rodeiam.
Se as crianças vivem em um ambiente de amizade,
aprenderão que o mundo é um lugar bom para se viver.

(Dorothy Law Nolte)

AULA TEÓRICA

TEMA: JOGO E ESPORTE    COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO
Neste bimestre, vamos tratar de um tema muito popular, o jogo! Você vai aprender que os
jogos populares existem há muito tempo e perceber que o esporte a que você assiste hoje, na
televisão ou ao vivo, nem sempre foi jogado dessa maneira. Vai ver também que, em alguns tipos de jogo, não há vencedores e perdedores, há pessoas que cooperam entre si e todos ganham. Mas para começo de conversa...
PERGUNTAS:
1.       Quais os jogos que você conhece?
2.       Dentre estes, qual você joga com mais frequência? Onde?

Você já se perguntou como foi a infância dos seus pais e avós? Será que eles brincavam das mesmas coisas que você brinca? Que tal descobrir?
PESQUISA DE CAMPO
• Vamos descobrir como e o que jogavam as pessoas mais velhas?
• Que tal entrevistar alguns parentes (avós, pais, tios), vizinhos ou amigos da família?
A seguir, algumas perguntas que você pode fazer a eles. Inclua outras perguntas, se achar que
deve, sobre algum assunto do seu interesse ou curiosidade.
Anote as respostas e leve-as para comparar com as respostas dos seus amigos. Verifique os diferentes tipos de jogos que as pessoas praticavam em outras épocas, o que elas faziam e o que você também faz.
Sugestões de perguntas para a entrevista:
1. O senhor se incomodaria de me dizer a sua idade?
2. O que o senhor jogava quando tinha a minha idade? (fale a sua idade para os entrevistados)
3. Quantas pessoas participavam desse jogo?
4. Em que local era praticado?
5. Que material era necessário?
6. Com quem vocês aprenderam o jogo?
7. Como ele era jogado?
8. Quais as suas regras?
9. Outra pergunta

ENTREGAR UM QUADRO PARA OS ALUNOS PARA QUE ELES REGISTREM AS RESPOSTAS.

EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO FÍSICA
A vida é movimento, e o gesto humano é uma das primeiras manifestações de expressão e, por  conseguinte, de comunicação  entre o ser e o meio em que ele vive. Manter o corpo ativo estimula e desenvolve as suas funções psíquicas. Daí a razão de ser da educação do corpo como instrumento e como fator de equilíbrio geral do organismo.
Buscando uma compreensão que melhor contemple a complexidade da questão – O que é Educação Fisica? – a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) adotou a distinção entre organismo – um sistema estritamente fisiológico – e corpo – que se relaciona dentro de um contexto sociocultural – e aborda os conteúdos da Educação Física como expressão de produções culturais. Portanto, a presente proposta entende EDUCAÇÃO FÍSICA como uma cultura corporal.
A educação física é importante, pois possibilita aos alunos, desde de cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais como jogos, esportes, lutas, ginásticas, danças e um mais novo conteúdo, a teoria que é de vital importância, pois proporciona aos alunos trabalhar temas interessantes e que são importantes para eles.
Para boa parte dos alunos, a lembranças das aulas de Educação Física é marcante: para alguns, uma experiência prazerosa, de sucesso, de muitas vitórias; para outros, uma memória amarga, de sensação de incompetência, de falta de jeito, de medo de errar...
A Educação Física escolar traz uma proposta que procura democratizar humanizar, diversificar, buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões  afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos.

Referência bibliográfica: Educação física no cotidiano escolar. Solange Valadares; Rogério Araújo. Editora: Fapi Ltda. Volume: 4
Professora: Heloisa Clemente

SUGESTÃO DE TEXTO PARA AULAS TEÓRICAS

JOGO DOS IGUAIS

Material Necessário Fita Crepe

Objetivo: Reconhecer as pessoas. Proporcionar um ambiente seguro e onde as pessoas
possam se identificar

• O Focalizador divide o espaço com uma fita crepe no chão
• Fará algumas perguntas, e quem responder SIM, passa para o lado oposto,
utilizando a linha de fita crepe como referência. Os demais, permanecem no local.

Sugestão de perguntas:
• Quem tem cachorro vai para o outro lado da sala
• quem tem irmãos
• quem tem filhos
• namorados
• avós vivos
• primos doentes
• experiência na área de esporte
• quem sabe andar a cavalo
• ... outros assuntos, que podem ter relação direta com o trabalho


OBS: esse jogo é muito importante na identidade do grupo. Os integrantes se sentem
iguais, e encontram seus iguais, e se descobrem. Isso é importante para o “inter
relacionamento” de todos. Pode ser utilizado inclusive com grupos fortalecidos e que se
conhecem à bastante tempo

JOGOS COOPERATIVOS

Jogar???
“Creio que quando tratamos do Jogo Cooperativo, o propósito essencial, é nos ajudar a
lembrar da importância de Tocar-Despertar-Trocar-Reencontrar uns COM os outros– Fabio
Brot to
• Tocar aquele que está além do prof issional e dos di ferentes papéis
sociais que representamos, tocar o Ser Humano por trás da camisa,
especialmente, aquele por t rás da camisa do “out ro t ime”.
• Despertar com os out ros, a lembrança de nosso estado de
Interdependência e Cooperação essencial , presente em todos nós e em todas
as coisas.
• Trocar nossas possibi l idades de real ização do (im)possível , quando
operamos juntos os desaf ios do cot idiano.
• Re-encontrar quem Eu Sou e quem Somos Nós. E qual nosso papel
neste vasto e permanente Jogo da Vida. ”

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails