terça-feira, 27 de dezembro de 2016

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA
2° ANO

PLANO DE AULA COMPLETO, COM OBJETIVO, ALONGAMENTO, DESENVOLVIMENTO E VOLTA A CALMA.


ESCOLA:
DATA
HORA:
PLANO N°: 01
TURMA: TEMPO INTEGRAL
NÚMERO DE ALUNOS:
PROFESSOR:


OBJETIVO: ESPAÇO E RACIOCÍNIO LÓGICO
·        RELACIONADO AO ESPAÇO QUE OS MOVIMENTOS DO CORPO PODEM PERCORRER E OCUPAR. É O DESLOCAMENTO DO CORPO RESPEITANDO OS ESPAÇOS NATURAIS.
·        RELACIONADO AO RACIOCIONIO. NÚMEROS, FIGURAS, CORES, ESTÁ RELACIONADO A FORMA DO ALUNO PENSAR PARA REALIZAR DETERMINADO EXERCÍCIO.
ASSUNTO NOVO (  X  )
REVISÃO DA AULA ANTERIOR (    )
MATERIAL: PAPEL COM FIGURA GEOMETRICA, PEDACINHOS DE PAPEL, GIZ, ARCOS.

DESENVOLVIMENTO DA AULA:

1° MOMENTO: ALONGAMENTO (SUGESTÃO DE ALONGAMENTO EM ANEXO)

2° MOMENTO: AQUECIMENTO – CORRIDAS ALTERNADAS.
·         PEDIR PARA QUE O ALUNO CORRA NA QUADRA E O PROFESSOR PEDIRÁ QUE ELES COLOQUEM A MÃO EM LUGARES INDICADOS PELO PROFESSOR, COMO:
·         CORRER COM A MÃO NO NARIZ;
·         CORRER COM A MÃO NO CABELO;
·         CORRER COM A MÃO NA BUCHECHA;
·         CORRER COM A MÃO NO JOELHO;
·         CORRER COM A MÃO NO PÉ;
·         CORRER COM A MÃO NO BUMBUM.
·         EM UM DETERMINADO MOMENTO, O PROFESSOR SOLICITARÁ QUE OS ALUNOS FIQUEM EM ESTÁTUA.
·         EM SEGUIDA PEDIR PARA QUE CORRAM NOVAMENTE E BRINQUE DE VIVO OU MORTO.

3° MOMENTO: BRINCADEIRA I

·         TRAVESSIA NA FLORESTA

FORMAÇÃO:
·         RISCAR DUAS LINHAS PARALELAS NO CHÃO, ESPAÇADAS APROXIMADAMENTE 3M.
·         COLOCAR ENTRE AS LINHAS, NO CHÃO, VARIOS ARCOS, REPRESENTANDO A FLORESTA.
·         ATRÁS DE UMA LINHA FICA O PROFESSOR, DO OUTRO LADO DA FLORESTA, OS ALUNOS, EM FILEIRA.
·         ESCOLHER UMA CRIANÇA PARA REPRESENTAR O PAPEL DO LOBO.

DESENVOLVIMENTO:

·         AO SER MENCIONADO O NOME DA CRIANÇA ESCOLHIDA, AS OUTRAS, FUGINDO DO LOBO, TENTAM ATRAVESSAR A FLORESTA PARA O LADO DO PROFESSOR, SEM PISAR NOS ARCOS. QUEM PISA DEVE SENTAR DENTRO DELE.
·         AS CRIANÇAS CAPTURADAS PELO LOBO TAMBÉM FICAM SENTADAS DENTRO DOS ARCOS. REPETIR A ATIVIDADE ESCOLHENDO OUTROS ALUNOS PARA REPRESENTAR O LOBO.




ALUNOS
                                           FLORESTA








4° MOMENTO: AULA DADA
        I.             
·         O PROFESSOR SOLICITARÁ QUE OS ALUNOS FIQUEM EM PÉ NO FINAL DA QUADRA, DADO O INICIO OS ALUNOS  DEVERÃO CORRER DE FORMA DISPERSA, SEM SE ESBARRAR NO AMIGO, OS ALUNOS QUE SE ESBARRAREM FICARÃO DE FORA POR ALGUNS MINUTOS E RETORNARÃO A BRINCADEIRA.

      II.             
·         O PROFESSOR SOLICITARÁ QUE OS ALUNOS FIQUEM SENTADOS EM CIRCULO, DANDO A DISTÂNCIA DE UMA PESSOA ENTRE UM ALUNO E OUTRO, O PROFESSOR ESCOLHERÁ UM ALUNO, ESTE DEVERÁ CORRER ENTRE OS AMIGOS QUE ESTIVEREM SENTADOS ATÉ CHEGAR O SEU LUGAR E SENTAR E ENCOSTAR A MÃO NO AMIGO DO LADO, ESTE DEVERÁ CORRER E FAZER A MESMA COISA, O ALUNO QUE ESTIVER CORRENDO ENTRE OS AMIGOS NÃO PODERÁ ENCOSTAR EM NINGUÉM, TERMINA QUANDO TODOS JÁ ESTIVER PARTICIPADO.
    III.             
·         OS ALUNOS DISPERSOS CADA EM COM UM PEDAÇO DE GIZ NA MÃO, ESTES DESENHARÃO UM QUADRADO NO CHÃO E FICARÃO DENTRO, AO APITO DO PROFESSOR TODOS DEVERÃO CORRER NA MESMA DIREÇÃO. A UM NOVO APITO, TODOS DEVERÃO PARAR DENTRO DE UM QUADRADO E FICAR SEM SE MEXER.
   IV.            O PROFESSOR DESENHARÁ NO CHÃO DA QUADRA VÁRIAS FIGURAS GEOMÉTRICAS. OS ALUNOS FICARAM DISPERSOS PELA QUADRA. O PROFESSOR FALARÁ: ‘QUADRADO’ TODOS OS ALUNOS DEVERÃO FICAR DENTRO DO QUADRADO. IMPORTANTE: NENHUM ALUNO PODERÁ FICAR DE FORA.

5° MOMENTO: VOLTA CALMA
·         O PROFESSOR DISTRIBUIRÁ VÁRIOS PEDACINHOS DE PAPÉIS PARA OS ALUNOS E FORMARÁ DUAS EQUIPES.
O PROFESSOR DESENHARÁ UMA FIGURA GEOMÉTRIA PARA CADA GRUPO, DADO O INICIO O GRUPO DEVERÁ PREENCHER A FIGURA COM OS PEDACINHOS DE PAPEL. GANHA A EQUIPE QUE PREENCHER TODOS OS ESPAÇOS DA FIGURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails