quinta-feira, 26 de março de 2009

PARA ESTUDAR!!!!!


1)SOBRE A HISTÓRIA DOS JOGOS OLIMPICOS ONDE E QUANDO SE INICIOU?
2)O QUE É PENTATLO?
3)CITE AS 3 PRINCIPAIS MODALIDADES DO ATLETISMO E DESCREVA-AS
4)COMPLETE

NO SALTO EM DISTÂNCIA O ATLETA CORRE NUMA PISTA DE NO MÍNIMO ----------------- E DEVE EFETUAR O ----------------- ANTES DE UMA TÁBUA DE 20 CM DE LARGURA. AO CAIR NA -------------------É FEITA A MEDIÇÃO DA ----------------- OBTIDA. VENCE O ATLETA QUE CONSEGUIR O ---------------------COM MAIOR ---------------------------.
5)QUAIS OS TIPOS DE LANÇAMENTOS? FALE UM POUCO DE CADA UM DELES.
6)O QUE É ATLETISMO?
7)A MODALIDADE CORRIDA SE DIVIDE EM 3, QUAIS SÃO ELAS?
8)A MAIORIA DAS PROVAS DE ATLETISMO SÃO PRATICADAS EM ESTÁDIOS, COM EXCEÇÃO DE UMA PROVA, QUAL?
9)OS LANÇAMENTOS SÃO EXECUTADOS DENTRO DE ÁREAS LIMITADAS DENTRO DE UM CIRCULO. ESSA FRASE É VERDADEIRA OU FALSA E POR QUÊ?
10)COMPLETE

A)PARA SER UM BOM CORREDOR O ATLETA PRECISA TER ----------------------------------
B)PARA UM MARATONISTA O ATLETA PRECISA TER UMA BOA -----------------------------
11)QUANTAS RAIAS NORMALMENTE CONTÉM UMA PISTA DE CORRIDAS?
12)CITE E DESCREVA UMA ATIVIDADE DADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE REPRESENTA O ATLETISMO DE MANEIRA LÚDICA?
13)O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA?
14)QUAL A DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO?
15)QUAL A DIFERENÇA ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADE FÍSICA?
16)QUAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA?
17)PRA VOCÊ O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA E QUAL O PAPEL QUE ELA TEM EM SUA VIDA?
18)DENTRE AS ATIVIDADES REALIZADAS NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, QUAL A QUE MAIS GOSTOU?
19)DEIXE SUA OPINIÃO PARA O QUE DEVE SER MELHORADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

sexta-feira, 13 de março de 2009

10 REGRAS DE OURO PARA O FUTSAL


Primeira: Nunca se deve permanecer parado. Tem que estar em continuo movimento em toda a dimensão do campo.

Segunda: Tem que saber jogar quando não se tem a bola, e sobretudo se algum companheiro de equipa a tem (Dar apoios, ocupar espaços vazios, etc...).

Terceira: Nunca deve deixar de observar a bola.
Quarta: O jogador deve ser generoso com os seus companheiros no momento de passar a bola. É preferível assistir um companheiro que falhar uma oportunidade clara de golo.

Quinta: Nunca deve dar uma bola como “perdida”.

Sexta: Todos os jogadores têm que defender atrás da linha imaginária horizontal que descreve a bola quando a equipa contrária ataca.

Sétima: Deve sempre colocar-se de forma a limitar a acção ofensiva do atacante e não deve entrar “de primeira” a roubar a bola, a não ser que a perna de apoio no solo do atacante, seja nesse momento aquele que domina (pé dominante nas execuções) a operação dos gestos técnicos.

Oitava: Os passes entre os colegas de equipa devem ser curtos e rasos para haver melhor controlo e tensos de forma a não serem interceptados. Os passes horizontais nunca devem ser executados na periferia da nossa área. Devem-se utilizar frequentemente os passes diagonais e verticais.

Nona: O último jogador (o que fecha) nunca joga bola individualmente face à falta de apoios, nem arrisca, pois se perde a bola pode originar o golo do adversário.

Décima: Deve ter paciência quando se iniciam jogadas, procurando jogar a bola entre todos os elementos da equipa. Sem “pressa” em finalizar as jogadas, devem-se executar os gestos técnicos com a maior velocidade e rapidez possível para a obtenção do golo. O tempo (segundos disponíveis) é precioso para a obtenção de remates à entrada da área adversária sobretudo quando existem erros defensivos.

POSICIONAMENTO NO HANDEBOL


Goleiro: O goleiro é vital na defesa. Um bom goleiro pode representar mais de 50% da performance de um time. O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área), fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha. Só será considerado gol a bola que lançada regularmente ultrapasse inteiramente a linha de gol por, dentro da baliza.

Se o goleiro defender um arremesso ou conseguir um tiro livre, ele deve ter a habilidade e o raciocínio rápido para observar se algum jogador se encontra em uma posição de contra-ataque, fazendo assim o lançamento que deve ser rápido e certeiro. O goleiro não é apenas um jogador de defesa, mas um importante armador de contra-ataques.

Armador: Praticamente todas as bolas passam pela suas mãos. É o mais habilidoso. É a "locomotiva" do time no ataque que comanda o curso e o tempo do mesmo. Geralmente é o mais experiente jogador do time, deve saber arremessar com força e ter um grande repertório de passes. Deve possuir grande visão de jogo para se adaptar as mudanças na defesa adversária. Força, concentração, tempo de jogo e passes certos são o que destacam um bom armador.

Meia: São dois em cada time e ficam um pouco mais para o meio da quadra do que o ponta. É o "combustível" do time no ataque. Geralmente possuem os mais fortes arremessos e são os mais altos time. No masculino variam de 1,80 m a 2,10 m e no feminino variam de 1,75 m a 1,90 m. Entretanto existem excepcionais jogadores que são menores que a média, mas possuem arremessos poderosos e técnica muito apurada. Estes são geralmente os jogadores mais perigosos durante o ataque, pois os arremessos costumam partir deles ou de outro jogador o qual tenha recebido um passe dele.

Ponta: Tem dois em cada time, um esquerdo e outro direito. Os pontas jogam bem na ponta da quadra, para atrair a atenção do adversário, e o meio da área ficar livre, sem defensor. Geralmente são eles que começam as jogadas de ataque são velozes, ágeis e devem possuir a capacidade de arremessar em ângulos fechados. O destaque no arremesso não é a força, mas a habilidade e mira, podendo mudar o destino da bola apenas momentos antes de soltá-la em direção ao gol. Estes jogadores também são muito importantes nos contra-ataques, apoiados em sua velocidade e posicionamento.

Pivô: Joga infiltrado na defesa do adversário, fazendo bloqueios para os companheiros, se posicionando e recebendo bolas na linha dos 6 metros (a área do goleiro). O "coringa" do time no ataque. Seu objetivo é abrir espaço na defesa adversária para que seus companheiros possam arremessar de uma distância menor, ou ele mesmo arremessar em direção ao gol. O pivô possui o maior repertório de arremessos do time, pois ele deve passar pelo goleiro e marcar o gol geralmente sem muita força, impulsão ou velocidade, e em jogadas geralmente rápidas.

quinta-feira, 12 de março de 2009

PLANO DE AULA 5° E 6° SÉRIE - ATLETISMO

ALONGAMENTO
TEMPO: 5 MIN
AQUECIMENTO: EXERCÍCIO FÍSICO
QUEIMADA INTRUSO
TEMPO: 15 MIN

EXERCICIO 2

3 SERIES DE 15 REPETIÇÕES DE FLEXÃO DE PERNA: OS ALUNOS DEITADOS COM A PERNA FLEXIONADA, ELEVAR OS JOELHOS.
3 SÉRIES DE 15 REPETIÇÕES DE FLEXÃO EM PONTE
3 SÉRIES DE 15 REPETIÇÕES DE PANTURRILHA
3 SEREIS DE 15 REPETIÇÕES DE ABDOMINAIS.
TEMPO: 20 MIN

AULA DADA: ATLETISMO – CORRIDA DE VELOCIDADE

Ø ALUNOS EM DUPLAS, UM SEGURANDO UMA BOLA. AO SINAL DA PROFESSORA, ELE DEVERÁ JOGAR A BOLA PARA O ALTO E CORRER A MAIOR DISTÂNCIA POSSÍVEL, ANTES DA BOLA CAIR NO CHÃO. (O COMPANHEIRO FISCALIZA A DISTÂNCIA PERCORRIDA). VENCE A EQUIPE QUE CONSEGUIR A MAIOR DISTÂNCIA.
TEMPO: 10 MIN

Ø ALUNOS DE FRENTE PARA DUAS COLUNAS DE BAMBOLÊS. ELES DEVERÃO CORRER RAPIDAMENTE POR CIMA DOS BAMBOLÊS, COLOCANDO CADA PÉ EM UM BAMBOLÊ. VENCE A EQUIPE QUE CONSEGUIR EM MENOR TEMPO.
TEMPO: 7 MIN

Ø ALUNO FORMAM TRÊS COLUNAS, Á FRENTE DE CADA COLUNA UM CONE. AO SINAL DO PROFESSOR, O PRIMEIRO ALUNO DE CADA COLUNA CORRE PARA DAR A VOLTA NO CONE E VOLTA PARA DAR UM TAPA NA MÃO DO SEGUNDO ALUNO, QUE FARÁ A MESMA MOVIMENTAÇÃO. O EXERCÍCIO TERMINA QUANDO O ÚLTIMO ALUNO TENHA CORRIDO.
TEMPO: 7 MIN

Ø DA MESMA MANEIRA DA BRINCADEIRA ANTERIOR, PORÉM O ALUNO SEGURARÁ UM BASTÃO AO QUAL DEVERÁ SER ENTREGUE AO SEGUNDO ALUNO E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ATÉ TODOS TEREM CORRIDO.
TEMPO: 7 MIN

Ø JOGO QUE ELES PREFERIREM
TEMPO: 20 MIN.
BIBLIOGRAFIA: 3000 EXERCICIOS E JOGOS PARA ED. FISICA ESCOLAR. PAG.138 A 145 VOL.3

PLANO DE AULA - 5° E 6° SÉRIE

SÉRIE: 5° E 6° SERIE
TURMA: ÚNICA
SEXO: FEM E MASC.

ALONGAMENTO
AQUECIMENTO: EXERCÍCIO FÍSICO

2 MIN DE CORRIDA LENTA
1 MIN DE CORRIDA INTENSA
1 MIN DE CORRIDA MODERADA
1 MIN PARA ANDAR

EXERCICIO 2

3 SERIES DE 15 REPETIÇÕES DE FLEXÃO DE BRAÇO
3 SEREIS DE 15 REPETIÇÕES DE ABDOMINAIS.

AULA DADA: ESTAFETAS.
OBJETIVO: VELOCIDADE.

1° ESTAFETA: A PROF. SOLICITARÁ QUE A TURMA FORME DUAS OU MAIS FILEIRAS. ESTE SOLICITARÁ QUE OS PRIMEIROS DE CADA FILEIRA CORRAM ATÉ O FINAL DA QUADRA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL AO APITO DA PROF; VOLTANDO CORRENDO E BATENDO NA PALMA DA MÃO DO SEU AMIGO DA FILEIRA, QUE REPETIRÁ O MESMO MOVIMENTO, GANHANDO A FILEIRA QUE TERMINAR O EXERCICIO PRIMEIRO.
A PROFESSORA SOLICITARÁ QUE OS ALUNOS FORMEM DUAS FILEIRAS, UMA EM CADA FINAL DA QUADRA. DADO O INÍCIO OS ALUNOS DEVERÃO CORRER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, ATÉ O FINAL DA QUADRA, UM DE CADA FILEIRA. TERMINA QUANDO A COLUNA QUE ESTIVER DE UM LADO, ESTIVER DO OUTRO LADO.
QUEIMADA: TRADICIONAL E QUATRO CANTOS OU AMERICANA
JOGO QUE PREFERIREM.


BIBLIOGRAFIA: GINASTICA NA ESCOLA. PAG: 93, 95

PLANO DE AULA - 1° E 2° ANO

1° MOMENTO: ENTREGAR UMA ATIVIDADE PARA ELES, ONDE ELES TERÃO QUE ESCREVER EM ORDEM AS BRINCADEIRAS QUE ELES MAIS GOSTAM.
TEMPO: 10 MIN

2° MOMENTO: ALONGAMENTO NO PÁTIO
TEMPO: 8 MIN

3° MOMENTO: PROJETO JOGOS E BRINCADEIRAS
OBJETIVO: ATENÇÃO, LATERALIDADE, PERCEPÇÃO AUDITIVA, PERCEPÇÃO ESPACIAL.
BRINCADEIRA: BOLA INVERTIDA.
LIVRO: ED. FISICA NO COTIDIANO ESCOLAR. VOL 2 PAG. 132 – 65 JOGOS COM BOLA. 5° EDIÇÃO.
TEMPO: 10 MIN.

4° MOMENTO: PIQUE FIGURAS GEOMÉTRICAS
OBJETIVO: RACIOCIONIO LÓGICO, COORDENAÇÃO MOTORA, ATENÇÃO, SOCIALIZAÇÃO.
LIVRO: GINÁSTICA NA ESCOLA. PAG. 42
DESCRIÇÃO: O PROFESSOR DESENHARÁ NA QUADRA VARIOS FORMAS GEOMETRICAS: TRIANGULO, QUADRADO, CIRCULO, RETANGULO. A PROFESSORA EXPLICARÁ A ELES QUE NÃO PODE DEIXAR NENHUM AMIGUINHO DE FORA QUE TODOS DEVEM ENTRAR DENTRO DAS FIGURAS GEOMETRICAS. AO SINAL DA PROFESSORA OS ALUNOS DEVERÃO ENTRAR DENTRO DA FIGURA GEOMETRICA QUE A PROFESSORA DIZER: “TODOS ALUNOS DENTRO DO TRIÂNGULO!!!”. OBS: FAZER AS FIGURAS DE VÁRIOS TAMANHOS.
TEMPO: 20 MIN.

5° MOMENTO: VOLTA A CALMA

A PROFESSORA ORGANIZA A FILA COM OS ALUNOS PARA SUBIREM PARA PEGAR A MERENDA E DESCER PARA LANCHAR.

terça-feira, 10 de março de 2009

REGRAS SIMPLIFICADAS DO HANDEBOL

O QUE PODE FAZER
  • O número de substituições é ilimitado;
  • Os jogadores podem invadir a area pelo ar, mas devem arremessar a bola antes de pisar na área;
  • Não precisa interromper o jogo nas substituições;
  • Pisar na linha quando for cobrar um lateral;
  • Bloquear o ataque cvom as mãos esticadas;
  • Goleiro defender a bola com o pé;
  • Andar com a bola na mão até 3 passos, depois deve passar a bola ou quicá-la no chão.

O QUE NÃO PODE FAZER:

  • lançar-se sobre a bola quando ela está parada ou rolando pelo chão;
  • recuar a bola para o goleiro;
  • tocar a bola com qualquer parte da perna abaixo do joelho;
  • dar mais do que três passos com a bola;
  • Reclamar, fazer "cera" e outras indisciplinas;
  • Entrar na área do goleiro ( 6 m );
  • Ficar até 3 segundos com a bola nas mãos.

segunda-feira, 9 de março de 2009

ALUNAS DA 5° E 6° SÉRIE



ADORO TODAS!!!!!

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