Algumas tendências da Educação Física escolar
Abordagem psicomotora
Surgiu em torno dos anos 70, visava o desenvolvimento integral (cognitivo, afetivo e psicomotor) da criança. a educação física é apenas um meio para o aprendizado de outras aprendizagens, não tendo um contéudo enfocado na pratica esportiva.
Abordagem construtivista
Leva em consideração o conhecimento que o aluno já possui, também busca o desenvolvimento completo do educando, valoriza o conhecimento já trazido pelo aluno e prega que a aprendizagem é um processo contínuo. Principalmente voltado a crianças até 10 e 11 anos. Esquemas de assimilação e acomodação.
Abordagem desenvolvimentista
Faixa etária até 14 anos. Busca caracterizar os níveis de crescimento e desenvolvimento. O movimento é o principal meio e fim da Educação Física. Aprendizagem motora e desenvolvimento motor. Taxionomia do desenvolvimento motor.
Abordagens críticas
Mudança do status quo, confronto com o senso comum. Valoriza a contextualização dos fatos e resgate histórico. É compreendida como sendo um projeto político pedagógico, político - encaminha propostas em uma direção e pedagógico - propõe uma reflexão sobre a ação dos homens. A produção cultural da humanidade expressa uma determinada fase e houve mudanças ao longo do tempo. Cultura corporal.
Educação Física e a cultura corporal do movimento
Cultura - produto da sociedade, transforma a coletividade e constitui a coletividade a qual os indivíduos pertencem e antecedendo e transcendendo-o. A cultura é um conjunto de códigos.
Dimensões - cultural, social, política e afetiva, presentes no corpo das pessoas, que se interagem e movimentam como sujeitos sociais e cidadãos.
Corpo - sócio-cultural.
Organismo - fisiológico.
Características dos alunos:
Cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.
Educação Física e cidadania
Inclusão, autonomia, cooperação, participação social e princípios democráticos.
Análise crítica dos valores sociais, beleza e saúde, competição exacerbada, exclusão e discriminação social.
Respeito,solidariedade, dignidade e justiça.
Saúde
Valores e conceitos
Recuperação, manutenção e promoção da saúde.
Pluralidade cultural
Diversidades das culturas
Meio ambiente
Orientação sexual
Aulas mistas, questionamento dos padrões estéticos e de beleza e diferença dos gêneros.
Trabalho e consumo
Combate aos modelos estereotipados de atividades corporais.
Evitar o consumismo.
1- Resolução de problemas
Os conhecimentos técnicos são ao mesmo tempo que um problema uma solução, pois para aprende-los é necessário um esforço, entretanto quando aprendidos geram uma satisfação.
2- Exercício de soluções por prazer funcional e manutenção
Quando se faz algo apenas pelo prazer de fazer aquela atividade não com algum outro objetivo.
3- Inserção nos grupos de referência
Abordagem psicomotora
Surgiu em torno dos anos 70, visava o desenvolvimento integral (cognitivo, afetivo e psicomotor) da criança. a educação física é apenas um meio para o aprendizado de outras aprendizagens, não tendo um contéudo enfocado na pratica esportiva.
Abordagem construtivista
Leva em consideração o conhecimento que o aluno já possui, também busca o desenvolvimento completo do educando, valoriza o conhecimento já trazido pelo aluno e prega que a aprendizagem é um processo contínuo. Principalmente voltado a crianças até 10 e 11 anos. Esquemas de assimilação e acomodação.
Abordagem desenvolvimentista
Faixa etária até 14 anos. Busca caracterizar os níveis de crescimento e desenvolvimento. O movimento é o principal meio e fim da Educação Física. Aprendizagem motora e desenvolvimento motor. Taxionomia do desenvolvimento motor.
Abordagens críticas
Mudança do status quo, confronto com o senso comum. Valoriza a contextualização dos fatos e resgate histórico. É compreendida como sendo um projeto político pedagógico, político - encaminha propostas em uma direção e pedagógico - propõe uma reflexão sobre a ação dos homens. A produção cultural da humanidade expressa uma determinada fase e houve mudanças ao longo do tempo. Cultura corporal.
Educação Física e a cultura corporal do movimento
Cultura - produto da sociedade, transforma a coletividade e constitui a coletividade a qual os indivíduos pertencem e antecedendo e transcendendo-o. A cultura é um conjunto de códigos.
Dimensões - cultural, social, política e afetiva, presentes no corpo das pessoas, que se interagem e movimentam como sujeitos sociais e cidadãos.
Corpo - sócio-cultural.
Organismo - fisiológico.
Características dos alunos:
Cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.
Educação Física e cidadania
Inclusão, autonomia, cooperação, participação social e princípios democráticos.
Análise crítica dos valores sociais, beleza e saúde, competição exacerbada, exclusão e discriminação social.
Educação Física e os temas transversais
Ética Respeito,solidariedade, dignidade e justiça.
Saúde
Valores e conceitos
Recuperação, manutenção e promoção da saúde.
Pluralidade cultural
Diversidades das culturas
Meio ambiente
Orientação sexual
Aulas mistas, questionamento dos padrões estéticos e de beleza e diferença dos gêneros.
Trabalho e consumo
Combate aos modelos estereotipados de atividades corporais.
Evitar o consumismo.
Aprender e ensinar Educação Física no ensino fundamental
Três eixos motivacionais da aprendizagem são:1- Resolução de problemas
Os conhecimentos técnicos são ao mesmo tempo que um problema uma solução, pois para aprende-los é necessário um esforço, entretanto quando aprendidos geram uma satisfação.
2- Exercício de soluções por prazer funcional e manutenção
Quando se faz algo apenas pelo prazer de fazer aquela atividade não com algum outro objetivo.
3- Inserção nos grupos de referência
Automatismo e atenção
Não se deve utilizar a repetição mecânica do movimento.
A atividade deve representar um desafio.
Estilo pessoal e relacionamento
Fatores:
Riscos a segurança física -O aluno não pode ser obrigado a realizar uma atividade.
Grau de excitação - o professor deve orientar os alunos com relação a suas emoções e expressões.
Características individuais e vivências anteriores - superação.
Exposição do individuo no contexto social.
Portadores de nescessidades especiais Deve-se analisar o tipo de deficiência e adequar as atividades.
Avaliação no ensino fundamental
Fases da avaliação são: diagnóstica ou inicial, formativa ou concomitante e somativa ou final.
Objetivos gerais para o ensino fundamental
Inclusão, respeito, pluralidade cultural, hábitos saudáveis, consciência crítica e autonomia.
Relacionados aos temas transversais, presença marcante na sociedade brasileira, promoção da saúde e lazer.
Características dos alunos
Especificidade do conhecimento da área
Bloco de conteúdos
São divididos em 3 blocos são eles:
- Conhecimentos sobre o corpo
Anatomia, fisiologia, bioquímica, biomecânica, hábitos saudáveis e emoção (jogos dramáticos)
- Esportes jogos, lutas e ginásticas
Esportes - regras de caráter oficial e competitivo organizadas em federações.
Jogos - são mais flexíveis em relação as regras, tem um caráter competitivo, cooperativo e recreativo.
Lutas - são disputas onde tem que se subjugar o oponente.
Ginásticas - são técnicas de trabalho corporal de caráter individual e que assumem finalidades diversas dentre elas: preparação, relaxamento, manutenção ou recuperação da saúde, recreativa, competitiva e convívio social.
- Atividades rítmicas e expressivas
Inclui manifestações da cultural corporal onde se expressa e se comunica através de gestos na presença de ritmos, músicas.
Atitudes: conhecimento conhecimento sobre o corpo; esportes, jogos, lutas e ginásticas; atividades rítmicas e expressivas
Cooperação e solidariedade, diálogo, valorização da cultural nacional, busca do conhecimento e crítica, respeito, predisposição para o novo, cultivar bons hábitos, saber competir, adequar as regras para incluir os colegas, respeitar as diferenças dos gênero e valorização da cultura corporal.
Conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo.
Boa postura, vivências de diversas formas de movimento, efeitos da atividade física sobre o corpo, caracteristicas masculinas e femininas.
Conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Aspectos históricos e sociais relacionados aos esportes, jogos, lutas e ginásticas, prática de forma recreativa, jogos cooperativos, desenvolvimento das capacidades físicas, aspectos relacionados a repetição e a qualidade do movimento, aperfeiçoamento de ahbilidades específicas, vivência de aspectos técnicos e táticos, criação de jogos, vivência de esportes (individuais e coletivos) num contexto participativo e competitivo, organização de eventos.
Conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Aspectos sociais e históricos da dança, percepção de ritmo, espaço, tempo, danças folclóricas, construção de coreografias e danças urbanas.
Diversidade
Acesso a diversas fontes de informação e diversidades de atividades.
Autonomia
Para se organizar, construção, pelo aluno, do seu próprio discurso conceitual, procedimental e atitudinal.
Aprendizagem específica
No final do ensino fundamental vão se consolidando necessidades e possibilidades de aprendizagem cada vez mais específicas. Aos poucos deve se fazer um aprofundamento em direção da técnica e da satisfação pautada em interesses de natureza conceitual, procedimental ou atitudinal. Esse aprofundamento não deve estar centrado naquilo que o aluno quer fazer, ele deve articular a compreensão de si mesmo, do outro e da realidade sociocultural.
Objetivos para o terceiro e quarto ciclo
Participar atividades de natureza relacional respeitando as características físicas, de desempenho motor e sem discriminar.
Adotar atitudes de respeito, dignidade e solidariedade. Saber as diferenças entre o contexto amador, recreativo, escolar e profissional. Evitar uma conduta excessivamente competitiva.
Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar das manifestações culturais.
Conhecer e respeitar os limites do seu corpo.
Organizar e praticar atividades corporais.
Analisar os padrões de saúde, beleza e desempenho despertando um senso crítico.
Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, requerendo locais para a prática de atividades.
Conteúdos para o terceiro e quarto ciclos
Atitudes: Conhecimento sobre o corpo; Esportes, jogos, lutas e ginásticas; Atividades rítmicas e expressivas
Predisposição para responsabilizar-se pelo desenvolvimento de suas capacidades físicas.
Valorização dos efeitos da prática da atividade física.
Superação de limites pessoais.
Aprender a competir de forma saudável.
Aplicar a técnica e tática adquirida.
Criar, transformar e adaptar regras para a inclusão de todos.
Valorização dos jogos recreativos e danças populares
Cooperação.
Valorização da cultural corporal.
Valorização de uma prática segura de atividade física.
Respeito as emoções dos colegas.
Respeito a integridade física e moral do colega.
Conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Identificação das capacidades físicas básicas.
Condicionamento físico e desenvolvimento das capacidades físicas.
Identificação das capacidades orgânicas ligadas ao exercício.
Contração muscular: relaxamento e contração.
Circulação cardiovascular: frequencia cardiaca.
Captação de oxigênio: frequência respiratória.
Utilização de alguns relações como indicadores da intensidade do esforço (frequência cardíaca e respiratória).
Efeitos da atividade física sobre o organismo e a saúde
Benefícios, riscos, indicações e contra-indicações.
Aquecimento para preparação de uma prática física.
Elaboração de programas de condicionamento físico.
Trabalhos de automotivação.
Adoção de hábitos para uma boa postura e conscientização corporal.
Compreensão da dimensão emocional.
Conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
A inclusão e exclusão da mulher no esporte.
Mídia e o esporte-espetáculo.
Esporte violência.
Transformação do jogo em esporte.
História das olimpíadas.
Inclusão e exclusão do negro no esporte.
Imigrantes e a cultura corporal do movimento.
Preconceitos relacionados a determinadas etnias e PNE.
Desenvolvimento das capacidades físicas.
Repetição e a qualidade do gesto esportivo.
Habilidades específicas relacionadas ao esporte e jogos.
Vivência de esportes radicais e alternativos.
Tática coletiva.
Participação em competições.
Compreensão das transformações das regras.
Adaptação das regras.
Lutas e ginásticas
Compreensão do ato de lutar.
Lutas x violência.
Lutas e a mídia.
Luta como defesa.
Capacidades físicas e habilidades motoras.
Técnica e tática (ataque e defesa).
Forma recreativa e competitiva.
Aspectos históricos e sociais das ginásticas.
Movimentos ginásticos.
Conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Aspectos históricos e sociais das danças.
Equilíbrio entre técnica e movimentolivre .
Rítmo próprio e grupal.
Desenvolvimento da noção espaço/ tempo.
Danças populares.
Avaliação no terceiro e no quarto ciclos
Deve levar em consideração a faixa etária, autonomia e discernimento. É um processo contínuo.
Critérios de avaliação
- Realizar as práticas da cultura corporal do movimento
Se o aluno age de forma cooperativa, respeitosa, digna, solidaria e inclusiva.
- Valorizar a cultura corporal do movimento
- Relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde e a qualidade de vida
Orientações didáticas
- Mídia, apreciação e crítica
Mídia deve ser objeto de ensino e aprendizagem, como meio (educar com a mídia) e fim (educar para a mídia).
Avaliação no ensino fundamental
Fases da avaliação são: diagnóstica ou inicial, formativa ou concomitante e somativa ou final.
Objetivos gerais para o ensino fundamental
Inclusão, respeito, pluralidade cultural, hábitos saudáveis, consciência crítica e autonomia.
Critérios de seleção de conteúdos
Relevância socialRelacionados aos temas transversais, presença marcante na sociedade brasileira, promoção da saúde e lazer.
Características dos alunos
Especificidade do conhecimento da área
Bloco de conteúdos
São divididos em 3 blocos são eles:
- Conhecimentos sobre o corpo
Anatomia, fisiologia, bioquímica, biomecânica, hábitos saudáveis e emoção (jogos dramáticos)
- Esportes jogos, lutas e ginásticas
Esportes - regras de caráter oficial e competitivo organizadas em federações.
Jogos - são mais flexíveis em relação as regras, tem um caráter competitivo, cooperativo e recreativo.
Lutas - são disputas onde tem que se subjugar o oponente.
Ginásticas - são técnicas de trabalho corporal de caráter individual e que assumem finalidades diversas dentre elas: preparação, relaxamento, manutenção ou recuperação da saúde, recreativa, competitiva e convívio social.
- Atividades rítmicas e expressivas
Inclui manifestações da cultural corporal onde se expressa e se comunica através de gestos na presença de ritmos, músicas.
Organização dos conteúdos
Saber fazer (procedimental) pensar (conceitual) e sentir (atitudinal)Atitudes: conhecimento conhecimento sobre o corpo; esportes, jogos, lutas e ginásticas; atividades rítmicas e expressivas
Cooperação e solidariedade, diálogo, valorização da cultural nacional, busca do conhecimento e crítica, respeito, predisposição para o novo, cultivar bons hábitos, saber competir, adequar as regras para incluir os colegas, respeitar as diferenças dos gênero e valorização da cultura corporal.
Conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo.
Boa postura, vivências de diversas formas de movimento, efeitos da atividade física sobre o corpo, caracteristicas masculinas e femininas.
Conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Aspectos históricos e sociais relacionados aos esportes, jogos, lutas e ginásticas, prática de forma recreativa, jogos cooperativos, desenvolvimento das capacidades físicas, aspectos relacionados a repetição e a qualidade do movimento, aperfeiçoamento de ahbilidades específicas, vivência de aspectos técnicos e táticos, criação de jogos, vivência de esportes (individuais e coletivos) num contexto participativo e competitivo, organização de eventos.
Conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Aspectos sociais e históricos da dança, percepção de ritmo, espaço, tempo, danças folclóricas, construção de coreografias e danças urbanas.
Diversidade
Acesso a diversas fontes de informação e diversidades de atividades.
Autonomia
Para se organizar, construção, pelo aluno, do seu próprio discurso conceitual, procedimental e atitudinal.
Aprendizagem específica
No final do ensino fundamental vão se consolidando necessidades e possibilidades de aprendizagem cada vez mais específicas. Aos poucos deve se fazer um aprofundamento em direção da técnica e da satisfação pautada em interesses de natureza conceitual, procedimental ou atitudinal. Esse aprofundamento não deve estar centrado naquilo que o aluno quer fazer, ele deve articular a compreensão de si mesmo, do outro e da realidade sociocultural.
Objetivos para o terceiro e quarto ciclo
Participar atividades de natureza relacional respeitando as características físicas, de desempenho motor e sem discriminar.
Adotar atitudes de respeito, dignidade e solidariedade. Saber as diferenças entre o contexto amador, recreativo, escolar e profissional. Evitar uma conduta excessivamente competitiva.
Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar das manifestações culturais.
Conhecer e respeitar os limites do seu corpo.
Organizar e praticar atividades corporais.
Analisar os padrões de saúde, beleza e desempenho despertando um senso crítico.
Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, requerendo locais para a prática de atividades.
Conteúdos para o terceiro e quarto ciclos
Atitudes: Conhecimento sobre o corpo; Esportes, jogos, lutas e ginásticas; Atividades rítmicas e expressivas
Predisposição para responsabilizar-se pelo desenvolvimento de suas capacidades físicas.
Valorização dos efeitos da prática da atividade física.
Superação de limites pessoais.
Aprender a competir de forma saudável.
Aplicar a técnica e tática adquirida.
Criar, transformar e adaptar regras para a inclusão de todos.
Valorização dos jogos recreativos e danças populares
Cooperação.
Valorização da cultural corporal.
Valorização de uma prática segura de atividade física.
Respeito as emoções dos colegas.
Respeito a integridade física e moral do colega.
Conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Identificação das capacidades físicas básicas.
Condicionamento físico e desenvolvimento das capacidades físicas.
Identificação das capacidades orgânicas ligadas ao exercício.
Contração muscular: relaxamento e contração.
Circulação cardiovascular: frequencia cardiaca.
Captação de oxigênio: frequência respiratória.
Utilização de alguns relações como indicadores da intensidade do esforço (frequência cardíaca e respiratória).
Efeitos da atividade física sobre o organismo e a saúde
Benefícios, riscos, indicações e contra-indicações.
Aquecimento para preparação de uma prática física.
Elaboração de programas de condicionamento físico.
Trabalhos de automotivação.
Adoção de hábitos para uma boa postura e conscientização corporal.
Compreensão da dimensão emocional.
Conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
A inclusão e exclusão da mulher no esporte.
Mídia e o esporte-espetáculo.
Esporte violência.
Transformação do jogo em esporte.
História das olimpíadas.
Inclusão e exclusão do negro no esporte.
Imigrantes e a cultura corporal do movimento.
Preconceitos relacionados a determinadas etnias e PNE.
Desenvolvimento das capacidades físicas.
Repetição e a qualidade do gesto esportivo.
Habilidades específicas relacionadas ao esporte e jogos.
Vivência de esportes radicais e alternativos.
Tática coletiva.
Participação em competições.
Compreensão das transformações das regras.
Adaptação das regras.
Lutas e ginásticas
Compreensão do ato de lutar.
Lutas x violência.
Lutas e a mídia.
Luta como defesa.
Capacidades físicas e habilidades motoras.
Técnica e tática (ataque e defesa).
Forma recreativa e competitiva.
Aspectos históricos e sociais das ginásticas.
Movimentos ginásticos.
Conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Aspectos históricos e sociais das danças.
Equilíbrio entre técnica e movimento
Rítmo próprio e grupal.
Desenvolvimento da noção espaço/ tempo.
Danças populares.
Avaliação no terceiro e no quarto ciclos
Deve levar em consideração a faixa etária, autonomia e discernimento. É um processo contínuo.
Critérios de avaliação
- Realizar as práticas da cultura corporal do movimento
Se o aluno age de forma cooperativa, respeitosa, digna, solidaria e inclusiva.
- Valorizar a cultura corporal do movimento
- Relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde e a qualidade de vida
Orientações didáticas
- Mídia, apreciação e crítica
Mídia deve ser objeto de ensino e aprendizagem, como meio (educar com a mídia) e fim (educar para a mídia).
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