domingo, 20 de novembro de 2016

ESQUEMA CORPORAL



ESQUEMA CORPORAL

Objetivos Específicos:
.  Reconhecer o corpo no seu todo e diferenciar cada uma de suas partes por meio do movimento.
.  Realizar movimentos independentes e interdependentes, com os diversos segmentos corporais.
.  Reconhecer os sentidos;
.  Definir sua dominância lateral.

Para facilitar a nossa compreensão sobre o corpo humano, podemos dividi-lo em três partes: cabeça, tronco e membros.
Na cabeça temos a face, formada por olhos, cílios, sobrancelha, nariz, boca (com lábios, dentes e língua), queixo e orelhas; e também o nosso cabelo. Dentro da cabeça, temos o cérebro, que é uma estrutura muito importante para a nossa sobrevivência. Graças a ele podemos aprender diversas coisas, como uma nova matéria da escola, e também andar, falar, nos equilibrar, dentre outros exemplos.
No tronco temos o pescoço, o tórax (a região em que fica o peito), o abdome (onde está localizada a barriga) e as costas. A garganta, o coração, os pulmões, o estômago, o fígado, os rins, a bexiga, os intestinos e alguns outros órgãos são encontrados no tronco.
Quanto aos membros, temos os:

- Membros superiores, formados pelos braços, antebraços, mãos e cinco dedos;
- Membros inferiores, formados pela coxa, perna, pé e calcanhar e cinco dedos.

Na ponta dos dedos, temos as unhas. Elas nos ajudam a pegar objetos, e também protegem essa região. Por outro lado, podem acumular sujeira e machucar a nós mesmos ou outras pessoas ou animais de estimação. Assim, é importante que as unhas estejam sempre limpas e bem aparadas.
Graças aos membros podemos nos locomover, pegar objetos, correr, brincar, abraçar, e executar outras infinitas ações.
Há pessoas que não possuem uma ou outra parte do corpo. Algumas já nasceram assim e outras, por algum acidente ou problema de saúde, deixaram de ter tais regiões. Em razão disso, são consideradas deficientes físicos, ou melhor: portadores de necessidades especiais.
Todos os deficientes físicos merecem o nosso respeito e consideração. Eles devem ter prioridade em filas, vagas de estacionamento reservadas, e o espaço das cidades e demais locais adaptados (como rampas nas calçadas, elevadores, assentos especiais, dentre outros). Devemos respeitar esses espaços destinados a eles, já que podem ter mais dificuldades em determinadas tarefas do que aquelas pessoas que não são portadoras de necessidades especiais.
Muitos deficientes levam uma vida normal, desempenhando diversas atividades com perfeição. Na história de nosso país, temos o exemplo de Antonio Francisco da Costa Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Quando tinha aproximadamente 40 anos de idade, em razão de uma grave doença, perdeu a maioria dos dedos das mãos e dos pés. Mesmo assim, Antonio continuou o seu trabalho, fazendo esculturas e pinturas muito bonitas, que até hoje podem ser vistas em algumas cidades do interior de Minas Gerais, como Ouro Preto e Congonhas. Uma de suas esculturas se chama "Cristo Carregando a cruz".









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails