domingo, 6 de novembro de 2016

PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA



Título
Volta ao mundo através dos jogos
Disciplinas
Educação Física e Matemática
Professores
Stéphanie Correia de Oliveira e Patrícia Natália Berçaculo da Silva
Justificativa
A eletiva foi elaborada pensando na dificuldade apresentada pelos alunos na resolução de problemas envolvendo unidades de medida. Analisou-se também o grande interesse na prática esportiva.  O tema da eletiva tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de alunos autônomos, solidários e competentes, tendo em vista que a pedagogia do esporte proporciona obstáculos, exigências, desafios, observando regras e se relacionando com o próximo. Ao se ensinar esportes e jogos, foca-se na aquisição de habilidades e competências motoras e mentais, compreensão do jogo como fator cultural, estimulando a solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade. Além de que, através do ensino de valores éticos, sociais e morais, permite ao educando refletir sobre suas ações, possibilitando que se torne um agente transformador.
Através dos jogos realizados, oportuniza-se a aquisição de novas experiências motoras, contribuindo para o armazenamento e enriquecimento de um acervo de possibilidade motoras, assim como situações diversas e não comuns, exigindo a saída da zona de conforto para encontrar soluções para os problemas e desafios a serem resolvidos.
Objetivos
·         Conhecer culturas de outros países, assim como suas características climáticas, sociais, históricas, econômicas e jogos tradicionais.
·         Pesquisar sobre países diversos;
·          Pesquisar sobre jogos diversos;
·         Desenvolver a capacidade de associação entre a história, política, cultura, economia, sociedade e os jogos;
·          Desenvolver o raciocínio lógico e capacidade de resolução de problemas;
·         Desenvolver a apreciação de modalidade esportivas não habituais.


Habilidades e competências a serem desenvolvidas
·         Identificar diferentes tipos de jogos e reconhecer seus significados socioculturais;
·         Valorizar jogos tradicionais de outros países;
·         Identificar alguns princípios comuns do esporte coletivo;
·         Compreender as principais regras e o processo histórico das modalidades vivenciadas;
·         Identificar a dinâmica básica das modalidades como esportes coletivos;
·         Identificar e aplicar em situações – problemas os princípios técnicos – táticos das modalidades;
·         Valorizar o conhecimento dos sistemas de jogo e de táticas como fator importante para a prática da modalidade;
·         Noções de geometria no desenvolvimento do raciocínio lógico de cada modalidade envolvida no esporte;
·         Noções de medidas envolvendo distâncias;

Conteúdos progmáticos

·         Formas geométricas
·         Unidades de medidas;
·         Raciocínio lógico;
·         História dos jogos e das brincadeiras;
·         Características dos jogos;
·         Jogos populares;
·         Jogos cooperativos;
·         Jogos pré-desportivos
·         Jogos de raciocínio.
Metodologia
A cada país que será visitado  realizaremos uma pesquisa sobre área, população, densidade demográfica, bandeira, hino, moeda, política, principal jogo realizado.
Etapas
·         Alunos opinam os países que possuem interesse em visitar;
·         Realiza-se o sorteio do país a ser visitado;
·         Os alunos realizam a pesquisa sobre o país;
·         Um desafio é proposto para ser realizado no “dia da viagem”;
·         Realiza-se a discussão sobre o país visitado e a comparação com o país anterior;
·         O jogo típico de país é realizado.
·         Montada maquete.

Recursos didáticos necessários
·         Laboratório de informática;
·         Materiais de papelaria; (papel cartão, folha chamex, isopor, durex, cola para isopor, papel contact).
·         Materiais esportivos;Depende do pais a ser visitado (bolas,raquetes,materiais adaptados).
Proposta para culminância
·         Vídeos sobre os países;
·         Documentários gravados pelos alunos;
·         Exposição das maquetes.
Avaliação
Será avaliado a participação e interesse do aluno ao decorrer da eletiva, assim como o cumprimento 

PROJETO ENVIADO PELO GRUPO DE WHATSAP EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails