JUSTIFICATIVA
Jogar
queimada nas aulas de educação física vai fazer com que o professor trabalhe o
aluno por inteiro. Isso quer dizer: uma educação que contemple os aspectos
físicos (motor) e também os aspectos cognitivo, social e emocional. Devemos
garantir o todo do indivíduo nas aulas de Educação Física e a queimada é um
jogo que traz consigo todos os aspectos motores e psico-social do aluno além de
ser um jogo prazeroso onde todos têm a oportunidade de vivenciá-lo (HELOISA
CLEMENTE)
OBJETIVOS
GERAIS:
Apresentar
aos escolares as diversas variações do jogo de queimada. (ASSIS AZEVEDO)
OBJETIVOS
ESPECIFICOS:
·
Reconhecer a Queimada como manifestação cultural
dos jogos populares;
·
Conhecer diversas formas de jogar queimada,
possibilitando a reflexão na flexibilidade e adaptação nas regras;
·
Identificar o jogo como interação social e suas
regras como mediação de conflitos.
(JANE MARIA GOMES GUIMARÃES)
METODOLOGIA:
MAIO
|
JUNHO
|
JULHO
|
AGOSTO
|
·
APRESENTAR O PROJETO PARA OS ALUNOS.
·
FAZER UMA PESQUISA SOBRE OS DIVERSOS TIPOS DE
QUEIMADA
·
TRABALHO SOBRE A ORIGEM DA QUEIMADA.
PRÁTICA: QUEIMADA
TRADICIONAL.
·
QUEIMADA AMERICANA OU 3 LADOS (CINTIA CASTRO)
·
QUEIMADA DUAS BOLAS (DANILO PENELUC)
·
QUEIMADA REI E RAINHA (HELOISA CLEMENTE)
·
QUEIMDA CASTELO (HELOISA CLEMENTE)
|
TEORICA:
·
TRABALHO: PEDIR PARA OS ALUNOS CRIAREM SUAS
QUEIMADAS. COM REGRAS E COMO JOGAR.
PRÁTICA: NO MOMENTO DO AQUECIMENTO CADA EQUIPE IRA APRESENTAR SUA
QUEIMADA. (HELOISA CLEMENTE)
|
TEORICA: FAZER AS INCRIÇÕES PARA O
FESTIVAL DE QUEIMADA. ESTABELECER COM OS ALUNOS QUAIS QUEIMADAS IRÁ PARA O
FESTIVAL.
ESTABELECER AS REGRAS DO FESTIVAL DE
QUEIMADAS (UNIFORME, TEMPO, QUANTIDADES DE PARTICIPANTES, ETC)
PRATÍCA: NO AQUECIMENTO CONTINUAR COM AS
QUEIMADAS ESCDOLHIDAS (HELOISA CLEMENTE)
|
PREPARAR A ESCOLA PARA FESTIVAL. FAZER
CONVITES PARA OS PAIS.
ESCOLHER JUNTAMENTE COM ESCOLA UMA DATA
PARA O FESTIVAL E AS PREMIAÇÕES.
(HELOISA CLEMENTE)
|
AVALIAÇÃO:
·
AVALIAR OS ALUNOS COM RELAÇÃO A:
·
PARTICIPAÇÃO;
·
INTERESSE;
·
VALORES APLICADOS AOS JOGOS (RESPEITO, UNIÃO,
AMIZADE)
·
REGRAS DO JOGO. (HELOISA CLEMENTE)
QUEIMADA TRADICIONAL:
AREA DE JOGO (PARA TODAS AS
QUEIMADAS)
1° MOMENTO: ESCOLHA DE DOIS TIMES
2° MOMENTO: CADA EQUIPE ESCOLHE SEU “MORTO”
3° MOMENTO: TIRA-SE NO PAR OU ÍMPAR QUEM FICARÁ COM A
BOLA
4° MOMENTO: INICIA-SE O JOGO
REGRAS:
·
NÃO PODE PASSAR A LINHA DO MEIO DE CAMPO E NEM DA ÁREA DO
MORTO PARA QUEIMAR;
·
TODAS AS PARTES DO CORPO QUEIMA,
·
SOMENTE QUEIMA UM ALUNO POR VEZ;
·
O MORTO NÃO QUEIMA;
·
A PRIMEIRA BOLA DO QUEIMADO NÃO QUEIMA, DEPOIS PODERÁ
QUEIMAR;
·
SOMENTE PODERÁ QUEIMAR NA ÁREA DO MORTO.
QUEIMADA 3 CANTOS OU AMERICANA
·
SEGUE-SE A MESMA REGRAS,
PORÉM OS QUEIMADOS PODERÃO JOGAR NOS CANTOS DA QUADRA.
QUEIMADA CASTELO
·
SEGUE-SE AS REGRAS DA QUEIMADA TRADICIONAL MAIS
A QUEIMADA 3 CANTOS.
·
CADA EQUIPE IRÁ ESCOLHER 3 PERSONAGENS:
·
REI OU RAINHA (SE FOR QUEIMADO A EQUIPE QUE
QUEIMOU SE TORNA VENCEDORA)
·
BOBO DA CORTE ( NÃO PODE QUEIMAR, E NÃO PODE SER
QUEIMADO)
·
ANJO (GUARDA O SEGREDO – NOME DO REI OU DA
RAINHA. SE QUEIMADO DEVERÁ CONTAR PARA A OUTRA EQUIPE O SEGREDO E FICARÁ COMO
INTRUSO NA OUTRA EQUIPE, PODENDO QUEIMAR DE DENTRO DA QUADRA ADVERSÁRIA. APÓS
PEGAR A BOLA PODERÁ DAR 3 PASSOS COM A BOLA, PODERÁ TENTAR QUEIMAR OU PASSAR A
BOLA PARA SUA EQUIPE.
QUEIMADA REI OU
RAINHA
·
SEGUE-SE A REGRA DA QUEIMADA CASTELO, PORÉM
SOMENTE COM OS PERSONAGENS REI E RAINHA. SE O REI OU A RAINHA FOR QUEIMADO
ACABA O JOGO.
QUEIMADA DUAS
BOLAS
·
SEGUE-SE AS REGRAS DA QUEIMADA TRADICIONAL;
·
PORÉM CADA EQUIPE FICARÁ COM UMA BOLA;
·
NO DECORRER DO JOGO PODERÁ UMA EQUIPE FICAR COM
AS DUAS.
·
UMA SUGESTÃO É COLOCAR A REGRA DA QUEIMADA 3
CANTOS TAMBÉM.
Em anexo mais algumas sugestões de queimada
MINHA METODOLOGIA USADA FOI:
FIZEMOS O SORTEIO DAS EQUIPES;
CONVERSA PARA PLANEJAR E MONTAR ESTRATÉGIAS
ESCOLHIDO O DIA JUNTO COM A SUPERVISÃO DA ESCOLA
CONVIDEI O PROFESSOR LUCAS PARA AJUDAR-ME NA ARBITRAGEM
CONSTRUÇÃO DAS REGRAS COM OS AGENTES JOVENS
O GRANDE DIA
FOI MONTADO A TABELA DOS JOGOS
CADA EQUIPE TEVE 10MIN PARA QUEIMAR E COM INTERVALO DE 5 MINUTOS DE UM TEMPO PARA O OUTRO.
PARTICIPARAM OS 4 SEXTOS ANOS QUE LECIONO. CADA SALA DEU 2 TIMES. FORAM 8 EQUIPES PARTICIPANTES! FOI UM SUCESSO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário