Título
Volta
ao mundo através dos jogos
Disciplinas
Educação
Física e Matemática
Professores
Stéphanie
Correia de Oliveira e Patrícia Natália Berçaculo da Silva
Justificativa
A eletiva
foi elaborada pensando na dificuldade apresentada pelos alunos na resolução de
problemas envolvendo unidades de medida. Analisou-se também o grande interesse
na prática esportiva. O tema da eletiva
tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de alunos autônomos, solidários e
competentes, tendo em vista que a pedagogia do esporte proporciona obstáculos,
exigências, desafios, observando regras e se relacionando com o próximo. Ao se
ensinar esportes e jogos, foca-se na aquisição de habilidades e competências
motoras e mentais, compreensão do jogo como fator cultural, estimulando a
solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade. Além de que, através do
ensino de valores éticos, sociais e morais, permite ao educando refletir sobre
suas ações, possibilitando que se torne um agente transformador.
Através
dos jogos realizados, oportuniza-se a aquisição de novas experiências motoras,
contribuindo para o armazenamento e enriquecimento de um acervo de
possibilidade motoras, assim como situações diversas e não comuns, exigindo a
saída da zona de conforto para encontrar soluções para os problemas e desafios
a serem resolvidos.
Objetivos
·
Conhecer culturas de outros países, assim como
suas características climáticas, sociais, históricas, econômicas e jogos
tradicionais.
·
Pesquisar sobre países diversos;
·
Pesquisar
sobre jogos diversos;
·
Desenvolver a capacidade de associação entre a
história, política, cultura, economia, sociedade e os jogos;
·
Desenvolver o raciocínio lógico e capacidade
de resolução de problemas;
·
Desenvolver a apreciação de modalidade esportivas
não habituais.
Habilidades e competências a serem
desenvolvidas
·
Identificar diferentes tipos de jogos e
reconhecer seus significados socioculturais;
·
Valorizar jogos tradicionais de outros países;
·
Identificar alguns princípios comuns do esporte
coletivo;
·
Compreender as principais regras e o processo
histórico das modalidades vivenciadas;
·
Identificar a dinâmica básica das modalidades
como esportes coletivos;
·
Identificar e aplicar em situações – problemas
os princípios técnicos – táticos das modalidades;
·
Valorizar o conhecimento dos sistemas de jogo e
de táticas como fator importante para a prática da modalidade;
·
Noções de geometria no desenvolvimento do
raciocínio lógico de cada modalidade envolvida no esporte;
·
Noções de medidas envolvendo distâncias;
Conteúdos progmáticos
·
Formas geométricas
·
Unidades de medidas;
·
Raciocínio lógico;
·
História dos jogos e das brincadeiras;
·
Características dos jogos;
·
Jogos populares;
·
Jogos cooperativos;
·
Jogos pré-desportivos
·
Jogos de raciocínio.
Metodologia
A cada
país que será visitado realizaremos uma
pesquisa sobre área, população, densidade demográfica, bandeira, hino, moeda,
política, principal jogo realizado.
Etapas
·
Alunos opinam os países que possuem interesse
em visitar;
·
Realiza-se o sorteio do país a ser visitado;
·
Os alunos realizam a pesquisa sobre o país;
·
Um desafio é proposto para ser realizado no
“dia da viagem”;
·
Realiza-se a discussão sobre o país visitado e
a comparação com o país anterior;
·
O jogo típico de país é realizado.
·
Montada maquete.
Recursos didáticos necessários
·
Laboratório de informática;
·
Materiais de papelaria; (papel cartão, folha
chamex, isopor, durex, cola para isopor, papel contact).
·
Materiais esportivos;Depende do pais a ser
visitado (bolas,raquetes,materiais adaptados).
Proposta para
culminância
·
Vídeos sobre os países;
·
Documentários gravados pelos alunos;
·
Exposição das maquetes.
Avaliação
Será
avaliado a participação e interesse do aluno ao decorrer da eletiva, assim como
o cumprimento PROJETO ENVIADO PELO GRUPO DE WHATSAP EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR!
Nenhum comentário:
Postar um comentário