terça-feira, 27 de dezembro de 2016

PLANO DE AULA

EDUCAÇÃO FÍSICA
FUNDAMENTAL I
1° ANO

OIEEE
GALERA QUE SEGUE O MEU BLOG, ESTAREI POSTANDO ALGUNS PLANOS DE AULAS QUE FIZ E USEI DURANTE UM TEMPO QUE DEI AULA PARA O FUNDAMENTAL I. ESPERO PODER AJUDAR! BJS


ESCOLA:
DATA
HORA:
PLANO N°: 01
TURMA: 1° ANO
NÚMERO DE ALUNOS:
PROFESSOR:


OBJETIVO: ESQUEMA CORPORAL– OBSERVAR O PRÓPRIO CORPO E CADA UMA DE SUAS PARTES.
ASSUNTO NOVO (  X  )
REVISÃO DA AULA ANTERIOR (    )
MATERIAL: GIZ

DESENVOLVIMENTO DA AULA

1° MOMENTO: ALONGAMENTO

2° MOMENTO: AQUECIMENTO
CORRIDAS ALTERNADAS.                    
·         PEDIR PARA QUE O ALUNO CORRA NA QUADRA E O PROFESSOR PEDIRÁ QUE ELES COLOQUEM A MÃO EM LUGARES INDICADOS PELO PROFESSOR, COMO:
·         CORRER COM A MÃO NO NARIZ;
·         CORRER COM A MÃO NO CABELO;
·         CORRER COM A MÃO NA BUCHECHA;
·         CORRER COM A MÃO NO JOELHO;
·         CORRER COM A MÃO NO PÉ;
·         CORRER COM A MÃO NO BUMBUM.
·         EM UM DETERMINADO MOMENTO, O PROFESSOR SOLICITARÁ QUE OS ALUNOS FIQUEM EM ESTÁTUA.
·         EM SEGUIDA PEDIR PARA QUE CORRAM NOVAMENTE E BRINQUE DE VIVO OU MORTO.

3° MOMENTO: AQUECIMENTO
FECHAR A PORTA
FORMAÇÃO:
·         DISPOR AS CRIANÇAS EM CIRCULO, DE MÃOS DADAS. ESCOLHER UMA CRIANÇA PARA FICAR DE FORA DO CIRCULO.

DESENVOLVIMENTO:
·         AO SINAL DO PROFESSOR A CRIANÇA QUE ESTÁ FORA DO CIRCULO ESCOLHE UMA PARTE DO CORPO E DIZ SUA FUNÇÃO.
·         INICIA-SE A CORRIDA AO REDOR DO CIRCULO  E TOCA EM UM COLEGA NA PARTE DO CORPO QUE ELE ESCOLHEU.
·         AO RECEBER O TOQUE A CRIANÇA SAI DO SEU LUGAR, DIZENDO “PORTA ABERTA!”, E SAI CORRENDO EM SENTIDO CONTRÁRIO AO PRIMEIRO.
·         AMBOS CORREM A FIM DE ATINGIR O LUGAR VAGO, PARA “FECHAR A PORTA”.
·         A CRIANÇA QUE NÃO CONSEGUIR  “FECHAR A PORTA” CONTINUA CORRENDO E REINICIA O JOGO.
4° MOMENTO: BRINCADEIRA I
ESPELHO
FORMAÇÃO:
·         DISPOR OS ALUNOS EM DUPLAS UM DE FRENTE PARA O OUTRO.
·         OS ALUNOS DA DIREITA SERÃO OS ESPELHOS.

DESENVOLVIMENTO:
·         AO SINAL DO PROFESSOR OS ALUNOS QUE NÃO SÃO OS ESPELHOS IRÃO FAZER GESTOS PARA QUE OS ALUNOS QUE SÃO OS ESPELHOS POSSAM COPIAR.
·         QUANDO O PROFESSOR ACHAR NECESSÁRIO TROCÁ-SE DE LUGARES, OS QUE NÃO ERAM ESPELHOS SE TORNARÃO ESPELHOS.

5° MOMENTO: BRINCADEIRA II

FORMAÇÃO:
·         ALUNOS EM DUPLAS E CADA DUPLA COM UM GIZ.

DESENVOLVIMENTO:
·         OS ALUNOS EM DUPLAS ESCOLHERAM UM LUGAR NA QUADRA. UM DOS ALUNOS DA DUPLA DEITARÁ NO CHÃO E O OUTRO IRÁ CONTORNÁ-LO COM O GIZ. APÓS O ALUNO QUE ESTA COM O GIZ CONTORNAR O COLEGUINHA ELE SAIRÁ DO CHÃO E O ALUNO TERMINARÁ DE DESENHAR SUAS PARTES DO CORPO (OLHOS, BOCA, NARIZ, ORELHAS, ETC).
·         TERMINADO O DESENHO O OUTRO ALUNO DESENHARÁ O COLEGUINHA QUE O DESENHOU.
·         CONVIDAR OS ALUNOS PARA FAZER UM PASSEIO PARA CONHECER OS DESENHOS DOS COLEGUINHAS.

6° MOMENTO: VOLTA A CALMA

FORMAÇÃO:
·         ALUNOS EM CIRCULO

DESENVOLVIMENTO:
·         O PROFESSOR CANTARÁ COM OS ALUNOS A MÚSICA CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ DA XUXA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails