FUNDAMENTAL I
1° ANO
OIEEE
GALERA QUE SEGUE O MEU BLOG, ESTAREI POSTANDO ALGUNS PLANOS DE AULAS QUE FIZ E USEI DURANTE UM TEMPO QUE DEI AULA PARA O FUNDAMENTAL I. ESPERO PODER AJUDAR! BJS
ESCOLA:
|
||
DATA
|
HORA:
|
PLANO N°: 01
|
TURMA: 1° ANO
|
NÚMERO DE ALUNOS:
|
|
PROFESSOR:
|
OBJETIVO: ESQUEMA CORPORAL–
OBSERVAR O PRÓPRIO CORPO E CADA UMA DE SUAS PARTES.
|
|
ASSUNTO NOVO ( X )
|
REVISÃO DA AULA ANTERIOR
( )
|
MATERIAL: GIZ
|
DESENVOLVIMENTO DA AULA
1° MOMENTO:
ALONGAMENTO
2° MOMENTO:
AQUECIMENTO
CORRIDAS
ALTERNADAS.
·
PEDIR PARA QUE O ALUNO CORRA NA QUADRA E O PROFESSOR
PEDIRÁ QUE ELES COLOQUEM A MÃO EM LUGARES INDICADOS PELO PROFESSOR, COMO:
·
CORRER COM A MÃO NO NARIZ;
·
CORRER COM A MÃO NO CABELO;
·
CORRER COM A MÃO NA BUCHECHA;
·
CORRER COM A MÃO NO JOELHO;
·
CORRER COM A MÃO NO PÉ;
·
CORRER COM A MÃO NO BUMBUM.
·
EM UM DETERMINADO MOMENTO, O PROFESSOR SOLICITARÁ QUE
OS ALUNOS FIQUEM EM ESTÁTUA.
·
EM SEGUIDA PEDIR PARA QUE CORRAM NOVAMENTE E BRINQUE
DE VIVO OU MORTO.
3° MOMENTO:
AQUECIMENTO
FECHAR A PORTA
FORMAÇÃO:
·
DISPOR AS
CRIANÇAS EM CIRCULO, DE MÃOS DADAS. ESCOLHER UMA CRIANÇA PARA FICAR DE FORA DO
CIRCULO.
DESENVOLVIMENTO:
·
AO SINAL DO
PROFESSOR A CRIANÇA QUE ESTÁ FORA DO CIRCULO ESCOLHE UMA PARTE DO CORPO E DIZ
SUA FUNÇÃO.
·
INICIA-SE
A CORRIDA AO REDOR DO CIRCULO E TOCA EM
UM COLEGA NA PARTE DO CORPO QUE ELE ESCOLHEU.
·
AO
RECEBER O TOQUE A CRIANÇA SAI DO SEU LUGAR, DIZENDO “PORTA ABERTA!”, E SAI
CORRENDO EM SENTIDO CONTRÁRIO AO PRIMEIRO.
·
AMBOS
CORREM A FIM DE ATINGIR O LUGAR VAGO, PARA “FECHAR A PORTA”.
·
A CRIANÇA
QUE NÃO CONSEGUIR “FECHAR A PORTA”
CONTINUA CORRENDO E REINICIA O JOGO.
4° MOMENTO:
BRINCADEIRA I
ESPELHO
FORMAÇÃO:
·
DISPOR OS
ALUNOS EM DUPLAS UM DE FRENTE PARA O OUTRO.
·
OS ALUNOS
DA DIREITA SERÃO OS ESPELHOS.
DESENVOLVIMENTO:
·
AO SINAL
DO PROFESSOR OS ALUNOS QUE NÃO SÃO OS ESPELHOS IRÃO FAZER GESTOS PARA QUE OS
ALUNOS QUE SÃO OS ESPELHOS POSSAM COPIAR.
·
QUANDO O
PROFESSOR ACHAR NECESSÁRIO TROCÁ-SE DE LUGARES, OS QUE NÃO ERAM ESPELHOS SE
TORNARÃO ESPELHOS.
5° MOMENTO:
BRINCADEIRA II
FORMAÇÃO:
·
ALUNOS EM
DUPLAS E CADA DUPLA COM UM GIZ.
DESENVOLVIMENTO:
·
OS ALUNOS
EM DUPLAS ESCOLHERAM UM LUGAR NA QUADRA. UM DOS ALUNOS DA DUPLA DEITARÁ NO CHÃO
E O OUTRO IRÁ CONTORNÁ-LO COM O GIZ. APÓS O ALUNO QUE ESTA COM O GIZ CONTORNAR
O COLEGUINHA ELE SAIRÁ DO CHÃO E O ALUNO TERMINARÁ DE DESENHAR SUAS PARTES DO
CORPO (OLHOS, BOCA, NARIZ, ORELHAS, ETC).
·
TERMINADO
O DESENHO O OUTRO ALUNO DESENHARÁ O COLEGUINHA QUE O DESENHOU.
·
CONVIDAR
OS ALUNOS PARA FAZER UM PASSEIO PARA CONHECER OS DESENHOS DOS COLEGUINHAS.
6° MOMENTO: VOLTA A
CALMA
FORMAÇÃO:
·
ALUNOS EM
CIRCULO
DESENVOLVIMENTO:
·
O
PROFESSOR CANTARÁ COM OS ALUNOS A MÚSICA CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ DA XUXA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário