2° ANO
PLANO DE AULA COMPLETO, COM OBJETIVO, ALONGAMENTO, DESENVOLVIMENTO E VOLTA A CALMA.
ESCOLA:
|
||
DATA
|
HORA:
|
PLANO N°: 01
|
TURMA: TEMPO INTEGRAL
|
NÚMERO DE ALUNOS:
|
|
PROFESSOR:
|
OBJETIVO: ESPAÇO E
RACIOCÍNIO LÓGICO
·
RELACIONADO AO
ESPAÇO QUE OS MOVIMENTOS DO CORPO PODEM PERCORRER E OCUPAR. É O DESLOCAMENTO DO
CORPO RESPEITANDO OS ESPAÇOS NATURAIS.
·
RELACIONADO AO
RACIOCIONIO. NÚMEROS, FIGURAS, CORES, ESTÁ RELACIONADO A FORMA DO ALUNO
PENSAR PARA REALIZAR DETERMINADO EXERCÍCIO.
|
|
ASSUNTO NOVO ( X )
|
REVISÃO DA AULA ANTERIOR
( )
|
MATERIAL: PAPEL COM FIGURA
GEOMETRICA, PEDACINHOS DE PAPEL, GIZ, ARCOS.
|
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
1° MOMENTO: ALONGAMENTO (SUGESTÃO DE
ALONGAMENTO EM ANEXO)
2° MOMENTO: AQUECIMENTO – CORRIDAS
ALTERNADAS.
·
PEDIR PARA QUE O ALUNO CORRA NA QUADRA E O PROFESSOR
PEDIRÁ QUE ELES COLOQUEM A MÃO EM LUGARES INDICADOS PELO PROFESSOR, COMO:
·
CORRER COM A MÃO NO NARIZ;
·
CORRER COM A MÃO NO CABELO;
·
CORRER COM A MÃO NA BUCHECHA;
·
CORRER COM A MÃO NO JOELHO;
·
CORRER COM A MÃO NO PÉ;
·
CORRER COM A MÃO NO BUMBUM.
·
EM UM DETERMINADO MOMENTO, O PROFESSOR SOLICITARÁ QUE
OS ALUNOS FIQUEM EM ESTÁTUA.
·
EM SEGUIDA PEDIR PARA QUE CORRAM NOVAMENTE E BRINQUE
DE VIVO OU MORTO.
3° MOMENTO: BRINCADEIRA I
·
TRAVESSIA NA FLORESTA
FORMAÇÃO:
·
RISCAR DUAS LINHAS PARALELAS NO CHÃO, ESPAÇADAS
APROXIMADAMENTE 3M.
·
COLOCAR ENTRE AS LINHAS, NO CHÃO, VARIOS ARCOS,
REPRESENTANDO A FLORESTA.
·
ATRÁS DE UMA LINHA FICA O PROFESSOR, DO OUTRO LADO DA
FLORESTA, OS ALUNOS, EM FILEIRA.
·
ESCOLHER UMA CRIANÇA PARA REPRESENTAR O PAPEL DO LOBO.
DESENVOLVIMENTO:
·
AO SER MENCIONADO O NOME DA CRIANÇA ESCOLHIDA, AS
OUTRAS, FUGINDO DO LOBO, TENTAM ATRAVESSAR A FLORESTA PARA O LADO DO PROFESSOR,
SEM PISAR NOS ARCOS. QUEM PISA DEVE SENTAR DENTRO DELE.
·
AS CRIANÇAS CAPTURADAS PELO LOBO TAMBÉM FICAM SENTADAS
DENTRO DOS ARCOS. REPETIR A ATIVIDADE ESCOLHENDO OUTROS ALUNOS PARA REPRESENTAR
O LOBO.
ALUNOS
FLORESTA
|
4° MOMENTO: AULA DADA
I.
·
O PROFESSOR SOLICITARÁ QUE OS ALUNOS FIQUEM EM PÉ NO
FINAL DA QUADRA, DADO O INICIO OS ALUNOS
DEVERÃO CORRER DE FORMA DISPERSA, SEM SE ESBARRAR NO AMIGO, OS ALUNOS
QUE SE ESBARRAREM FICARÃO DE FORA POR ALGUNS MINUTOS E RETORNARÃO A
BRINCADEIRA.
II.
·
O PROFESSOR SOLICITARÁ QUE OS ALUNOS FIQUEM SENTADOS
EM CIRCULO, DANDO A DISTÂNCIA DE UMA PESSOA ENTRE UM ALUNO E OUTRO, O PROFESSOR
ESCOLHERÁ UM ALUNO, ESTE DEVERÁ CORRER ENTRE OS AMIGOS QUE ESTIVEREM SENTADOS
ATÉ CHEGAR O SEU LUGAR E SENTAR E ENCOSTAR A MÃO NO AMIGO DO LADO, ESTE DEVERÁ
CORRER E FAZER A MESMA COISA, O ALUNO QUE ESTIVER CORRENDO ENTRE OS AMIGOS NÃO
PODERÁ ENCOSTAR EM NINGUÉM, TERMINA QUANDO TODOS JÁ ESTIVER PARTICIPADO.
III.
·
OS ALUNOS DISPERSOS CADA EM COM UM PEDAÇO DE GIZ NA
MÃO, ESTES DESENHARÃO UM QUADRADO NO CHÃO E FICARÃO DENTRO, AO APITO DO
PROFESSOR TODOS DEVERÃO CORRER NA MESMA DIREÇÃO. A UM NOVO APITO, TODOS DEVERÃO
PARAR DENTRO DE UM QUADRADO E FICAR SEM SE MEXER.
IV.
O PROFESSOR DESENHARÁ NO CHÃO DA QUADRA VÁRIAS FIGURAS
GEOMÉTRICAS. OS ALUNOS FICARAM DISPERSOS PELA QUADRA. O PROFESSOR FALARÁ:
‘QUADRADO’ TODOS OS ALUNOS DEVERÃO FICAR DENTRO DO QUADRADO. IMPORTANTE: NENHUM
ALUNO PODERÁ FICAR DE FORA.
5° MOMENTO: VOLTA CALMA
·
O PROFESSOR DISTRIBUIRÁ VÁRIOS PEDACINHOS DE PAPÉIS
PARA OS ALUNOS E FORMARÁ DUAS EQUIPES.
O
PROFESSOR DESENHARÁ UMA FIGURA GEOMÉTRIA PARA CADA GRUPO, DADO O INICIO O GRUPO
DEVERÁ PREENCHER A FIGURA COM OS PEDACINHOS DE PAPEL. GANHA A EQUIPE QUE
PREENCHER TODOS OS ESPAÇOS DA FIGURA
Nenhum comentário:
Postar um comentário