UNIDADE(S) TEMÁTICA(S):
Danças.
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO:
Elementos da dança.
HABILIDADE(S):
(EF35EF10P5) Identificar e comparar os elementos constitutivos (história, ritmo, espaço, gestos, trajes típicos,
etc.) em danças populares do Brasil e do mundo, incluindo as afro-brasileiras e as de matriz indígena e
africana, reconhecendo o sentido de cada elemento na sua composição como manifestação sócio/histórica
e cultural.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
A dança presente nos esportes.
A dança é a arte de expressar sentimentos, ideias e saberes através de movimentos,
de gestos, expressões faciais, e de coreografias.
O ritmo está presente em grande parte dos esportes, jogos, ginásticas e lutas, desde a respiração até
a execução de uma difícil jogada no voleibol. O ritmo na Educação Física está presente em algumas
atividades bem simples, como andar e pular corda. No Brasil tem uma festa bastante popular que incorporou
muitas influências: a festa junina.
Todas as culturas têm algum tipo de manifestação rítmica e expressiva. No Brasil, existe uma riqueza
muito grande dessas manifestações. Danças trazidas pelos africanos, pelos imigrantes, por povos da
fronteira etc. As danças, assim como as brincadeiras e os jogos, são recriadas em todo o mundo.
Cada região ou cidade do Brasil tem suas festas e danças. Cada manifestação dessas tem uma história,
uma razão de ser, revela um pedacinho da história do Brasil, contada, recontada, recortada
e ampliada.
Os grandes centros urbanos também têm suas tradições. São danças bem diferentes das regionais,
mas também, como elas foram criadas ou adaptadas pelos grupos culturais que as praticam, identificam
esses grupos e estão repletas de significados.
Texto adaptado de DARIDO, Suraya Cristina e JUNIOR, Osmar Moreira de Souza. Para Ensinar Educação Física: possibilidades de
intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2007. p.205. Acesso em 09.jan.2021
SEGUE UM VIDEO DA AULA PRATICA SUGERIDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário