UNIDADE(S) TEMÁTICA(S):
Jogos e brincadeiras.
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO:
Diferença de jogos e brincadeiras.
HABILIDADE(S):
(EF12EF02P1) Registrar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e
os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo os elementos constituintes (materiais,
regras, contextos de vivências e fruição, etc.) de cada uma destas práticas corporais.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Competição e cooperação.
TEMA: JOGOS E BRINCADEIRAS
Caro (a) estudante, com o objetivo de recapitular algumas das abordagens trabalhadas no ano anterior,
nesta semana você vai analisar e compreender a diferença entre brincadeiras e jogos, além de entender
que na brincadeira, as regras são mais flexíveis e nos jogos as regras dificilmente são modificadas.
RECAPITULANDO: “Vamos relembrar o que é jogo e o que é brincadeira?”
BRINCADEIRA
Uma brincadeira sempre nos lembra de
algo prazeroso, onde a criança faz a fim
de se divertir. Normalmente não existem
vencedores ou perdedores numa brincadeira.
Ela acontece enquanto houver motivação
e interesse daqueles que estão
brincando. Trata-se de uma manifestação
espontânea, na qual as regras existem de
maneira simples e flexível, ou seja, podem
facilmente ser modificadas a qualquer
momento sem que causem problema.
Texto adaptado disponível em: <http://revista.
fundacaoaprender.org.br/?p> Acesso em: 08 jan.2021.
JOGO
No jogo as regras são rígidas e dificilmente
são modificadas. Os participantes são
chamados jogadores, os quais assumem
condições de adversários entre si. O jogo
busca sempre um vencedor. Sempre tem
começo, meio e fim. Antes do início, sempre
sabemos como ele terminará, e quais
os critérios em caso de empate. Caso se
queira mudar uma regra, pode-se fazê-lo
desde que o mesmo seja reiniciado.
Texto adaptado de apostila recreação/Foz do
Iguaçu-2014. Acesso em: 08 jan.2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário